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Na EJA,
muitos estudantes ainda não dominam a tecnologia. | Foto: karelnoppe/
Shutterstock
Alguns
professores relutam em utilizar a informática em suas aulas porque consideram
que ela “mais atrapalha que ajuda”. Ainda hoje, muitos alunos têm dificuldades
em utilizar o computador. E o aparelho, que deveria facilitar uma tarefa, acaba
complicando-a.
No caso
da EJA, é verdade que vários alunos não têm familiaridade com a tecnologia e que
a maioria das turmas não tem tempo nem condições de fazer um estudo longo e
sistematizado. No entanto, penso que é possível o professor realizar um
trabalho significativo, mesmo que de curta duração. Vou descrever neste post
uma atividade que costumo realizar com meus alunos do 7º ano dentro das aulas
de Ciências.
Proponho
que façam uma pesquisa na internet sobre doenças relacionadas à alimentação,
tais como anemia, ascaridíase e diabetes, entre várias outras. Em trios, eles
devem procurar as respostas para as seguintes perguntas:
- Qual a
causa da doença?
- Quais
os sintomas da doença?
- Qual o
tratamento para a doença?
- Como é
possível se prevenir da doença?
Os alunos
têm apenas três aulas para fazer a pesquisa sobre uma das doenças e preparar
uma pequena apresentação oral (clique aqui para ler um post anterior sobre o
assunto).
Objetivos
Essa
atividade pode parecer simples demais para quem está acostumado a usar a
internet. No entanto, se pensarmos com atenção, para realizá-la um aluno
precisa saber:
- Ligar o
computador.
-
Manipular o mouse e o teclado.
-
Conseguir acessar um navegador de internet.
-
Realizar uma pesquisa usando um mecanismo de buscas, como o Google.
- Avaliar
os sites que aparecem como resultado da busca e escolher o que lhe parecer mais
confiável ou completo.
- Acessar
o site de interesse e encontrar as informações desejadas.
- Copiar,
salvar ou imprimir as informações selecionadas.
Embora esses procedimentos pareçam óbvios e extremamente simples,
eles não são triviais para quem está iniciando no mundo digital. É importante
explicar como se vai de um site a outro na internet, a lógica de se usar uma
palavra-chave para pesquisar e até mesmo diferenciar os elementos de uma
página, como menu, conteúdo, propagandas e comentários.
Acompanhando os alunos nessa atividade, percebo que vários deles
conseguem pequenos avanços, proporcionados principalmente por colegas que sabem
mais. Aliás, o trabalho em grupo aqui é fundamental! É importante cuidar para
que os alunos que têm pouca familiaridade não fiquem “encostados” e tenham a
chance de operar o computador.
Sabemos que não é uma atividade isolada que vai resolver o
problema, mas penso que se os estudantes perceberem que o computador pode ser
uma ferramenta útil para, por exemplo, saber mais sobre uma doença, podem
sentir-se motivados a aprender mais.
Percebo
que ao longo dos anos cada vez mais alunos chegam à escola dominando esses
procedimentos básicos. Com isso, as pesquisas ficam mais eficientes, e os
alunos podem investir mais tempo explorando os conteúdos.
E você,
realiza algum trabalho na EJA que envolve informática? Quais as dificuldades
que enfrenta? E quais as vantagens? Compartilhe conosco!