quarta-feira, 19 de março de 2014

1º SEGMENTO EJA - ANOS INICIAIS - ATIVIDADES PEDAGÓGICAS - HISTÓRIA



ATIVIDADES

1º SEGMENTO – ANOS INICIAIS


HISTÓRIA
FASE I – ALFABETIZAÇÃO / FASE II / FASE III / FASE IV E FASE V

Ø  A leitura crítica de fontes históricas

Navegar pela diversidade de fontes, confrontar opiniões divergentes e situar a época de cada texto são estratégias certeiras para formar leitores questionadores e críticos


Ø  Como trabalhar a noção de tempo em História

Existem atividades básicas, porém imprescindíveis, para ensinar a turma a interpretar os fatos históricos levando em conta as questões temporais


Ø  Análise de linha do tempo

Ø  Identificação de marcadores temporais

Ø  História por meio das transformações da paisagem

Trabalhar as modificações da paisagem ajuda a compreender a dinâmica dos acontecimentos históricos


Ø  Mudanças na paisagem


Ø  "Carlota Joaquina - A Princesa do Brasil" e a caricatura do Brasil Colônia


Ø   Estudando a diversidade cultural da sociedade brasileira

Ø  FGTS, CPF, RG, CEP: o que o essas siglas?


Ø  Identidade: estudando documentos

                      
  • Reconstruindo o conceito de família a partir do trabalho com o filme “A família do futuro”.

  •   Direitos e deveres: conhecendo o Estatuto dos Idosos

·         O ECA nas Escolas: perspectivas interdisplinares

  • Os jovens infratores do Brasil sob a ótica do documentário "Juízo”

·         Direitos e deveres como recurso no processo de leitura e escrita

·      Direitos Humanos -  Ética e Cidadania construindo valores na escola e na sociedade

  • Ampliando vocabulário: palavras africana
  • Educação Patrimonial nas escolas
  • A participação política dos jovens na vida social do país - Pesquisa cientí
  •                  História de vida – Traçando

  • Qual é a importância da Educação Especial?

  • Espaço de Vivência
 Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo. § Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos. § Reconhecer o caráter dinâmico da cultura, valorizar o patrimônio

1º SEGMENTO - ANOS INICIAIS - ATIVIDADES PEDAGÓGICAS - CIÊNCIAS



ATIVIDADES
1º SEGMENTO – ANOS INICIAIS

III- CIÊNCIAS

FASE I – ALFABETIZAÇÃO / FASE II / FASE III / FASE IV E FASE V

  • O QUE É UM PRATO FEITO?


  • ALIMENTAÇÃO E SAÚDE
  
  • LIXO BEM TRATADO, PLANETA RECICLADO
Objetivos: Reconhecer os impactos ambientais causados por resíduos sólidos

INFOGRÁFICOS – CIÊNCIAS – Anos Iniciais

CELULAR RECICLADO


DADOS – CIÊNCIAS – Anos Iniciais
GASTO DE ÁGUA NA INDÚSTRIA E NA AGROPECUÁRIA

Para saciar o padrão de vida dos homens, o consumo mundial de água vai além do que ingerimos e usamos no banheiro ou nas torneiras de casa. A produção de bens e alimentos bebe quantidades incríveis. Conheça vários exemplos


A ÁGUA É UM RECURSO NATURAL ESGOTÁVEL

Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se a média de consumo global de água não diminuir no curto prazo, teremos problemas de escassez. O Brasil, que tem uma parcela significativa de água doce, também está ameaçado


SÉRIE SOBRE ÁGUA

Ø  Plano de aula 1 - A água no cotidiano


Ø  Plano de aula 2 - A oferta de água


Ø  Plano de aula 3 - O uso da água


Ø  Plano de aula 4 - Consumo consciente


Ø  Plano de aula 5 - Água e energia


Ø  Vê, ouvir, sentir: órgão de sentidos

Ø  Incêndio e queimadas vamos evitar?

Ø  Obesidade

Planejamento familiar e doenças venéreas: debatendo sexualidade
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28106