ATIVIDADES
1º SEGMENTO – ANOS INICIAIS
HISTÓRIA
FASE I – ALFABETIZAÇÃO / FASE II / FASE III /
FASE IV E FASE V
Ø A leitura crítica de fontes históricas
Navegar pela diversidade de fontes, confrontar opiniões divergentes e situar a época de cada texto são estratégias certeiras para formar leitores questionadores e críticos
Ø Como trabalhar a noção de tempo em História
Existem atividades básicas, porém imprescindíveis, para ensinar a turma a interpretar os fatos históricos levando em conta as questões temporais
Ø Análise de linha do
tempo
Ø Identificação de
marcadores temporais
Ø História por meio das transformações da paisagem
Trabalhar as modificações da paisagem ajuda a compreender a dinâmica dos acontecimentos históricos
Ø Mudanças na paisagem
Ø "Carlota Joaquina - A Princesa do Brasil" e a caricatura do Brasil Colônia
Ø Estudando a diversidade cultural da sociedade brasileira
Ø FGTS, CPF, RG, CEP: o
que são essas siglas?
Ø Identidade: estudando documentos
- Reconstruindo o conceito de família a partir do trabalho com o filme “A família do futuro”.
- Direitos e deveres: conhecendo o Estatuto dos Idosos
·
O ECA nas Escolas:
perspectivas interdisplinares
- Os jovens infratores do Brasil sob a ótica do documentário "Juízo”
·
Direitos e deveres como recurso no
processo de leitura e escrita
· Direitos Humanos - Ética e Cidadania construindo valores na
escola e na sociedade
- Ampliando vocabulário: palavras africana
- Educação Patrimonial nas escolas
- A participação política dos jovens na vida social do país - Pesquisa cientí
- História de vida – Traçando
- Qual é a importância da Educação Especial?
- Espaço de Vivência
Problematizar
fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e
pela ampliação de sua visão de mundo. § Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação
de seus argumentos. §
Reconhecer o caráter dinâmico da cultura, valorizar o patrimônio