quarta-feira, 19 de março de 2014

1º SEGMENTO EJA - ANOS INICIAIS - ATIVIDADES PEDAGÓGICAS - HISTÓRIA



ATIVIDADES

1º SEGMENTO – ANOS INICIAIS


HISTÓRIA
FASE I – ALFABETIZAÇÃO / FASE II / FASE III / FASE IV E FASE V

Ø  A leitura crítica de fontes históricas

Navegar pela diversidade de fontes, confrontar opiniões divergentes e situar a época de cada texto são estratégias certeiras para formar leitores questionadores e críticos


Ø  Como trabalhar a noção de tempo em História

Existem atividades básicas, porém imprescindíveis, para ensinar a turma a interpretar os fatos históricos levando em conta as questões temporais


Ø  Análise de linha do tempo

Ø  Identificação de marcadores temporais

Ø  História por meio das transformações da paisagem

Trabalhar as modificações da paisagem ajuda a compreender a dinâmica dos acontecimentos históricos


Ø  Mudanças na paisagem


Ø  "Carlota Joaquina - A Princesa do Brasil" e a caricatura do Brasil Colônia


Ø   Estudando a diversidade cultural da sociedade brasileira

Ø  FGTS, CPF, RG, CEP: o que o essas siglas?


Ø  Identidade: estudando documentos

                      
  • Reconstruindo o conceito de família a partir do trabalho com o filme “A família do futuro”.

  •   Direitos e deveres: conhecendo o Estatuto dos Idosos

·         O ECA nas Escolas: perspectivas interdisplinares

  • Os jovens infratores do Brasil sob a ótica do documentário "Juízo”

·         Direitos e deveres como recurso no processo de leitura e escrita

·      Direitos Humanos -  Ética e Cidadania construindo valores na escola e na sociedade

  • Ampliando vocabulário: palavras africana
  • Educação Patrimonial nas escolas
  • A participação política dos jovens na vida social do país - Pesquisa cientí
  •                  História de vida – Traçando

  • Qual é a importância da Educação Especial?

  • Espaço de Vivência
 Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo. § Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos. § Reconhecer o caráter dinâmico da cultura, valorizar o patrimônio

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