Adicionar legenda |
quinta-feira, 17 de abril de 2014
2º SEGMENTO - ANOS FINAIS - ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO / FILOSOFIA (TODOS OS ANOS)
ATIVIDADES
2º
SEGMENTO – ANOS FINAIS
IX- ENSINO RELIGIOSO / FIOLOSOFIA
6ºANO / 7º ANO / 8º ANO E 9º ANO
Ø
OS SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELOS ALUNOS EM SITUAÇÕES DE ERRO
Ø Eu
quero casar cedo: uma importante
decisão
Ø O que é Educação
Especial?
Ø Corpos diversos
Analisar, identificar e repudiar as
atitudes e situações geradoras de discriminação. .Valorizar o convívio
pacífico e solidário no contexto da diversidade sociocultural.
Ø Deficiência física: corpo e solidariedade
Vivenciar
as dificuldades impostas aos colegas com deficiência no âmbito da escola.
Valorizar o convívio solidário, particularmente com os colegas com deficiência,
no contexto da escola.
Ø
Atitudes
antienvelhecimento
Expressar-se oralmente com
eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos
expressivos e enriquecer seu vocabulário. - Dominar o mecanismo e os recursos
do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. -
Interessar-se pela leitura
- Identificar
atitudes filosóficas; - Diferenciar atitude filosófica de senso comum; -
Refletir sobre as atitudes cotidianas.
As
teorias de Ludwig Wittgenstein sobre a Filosofia da Linguagem, a lógica e
Filosofia da mente levam o estudante a perceber a importância da linguagem, das
formas de expressão e introduz um conceito de Filosofia analítica na
atualidade.
Conhecer
a origem da filosofia, sobre os filósofos pré-socráticos e a filosofia clássica
Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo argumentação Trabalhar em
grupo produtivamente
Conhecer
a origem da filosofia, sobre os filósofos pré-socráticos e a filosofia clássica
Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo argumentação Trabalhar em
grupo produtivamente
Conhecer
os primeiros filósofos que se preocuparam com a questão do conhecimento
Conhecer as teorias cosmológicas dos primeiros filósofos Compreender como se
deu o surgimento da filosofia na Grécia Antiga Refletir sobre a percepção do
mundo e sua relação com o surgimento da fi
-
As principais questões abordadas pela Filosofia na Grécia Antiga. - Os
principais filósofos e suas principais obras. - A transição da Filosofia e o
seu contexto: da physis (natureza) ao estudo das sociedades humanas. - As
diferentes formas em que se manifestavam os filósofos...
Conhecer os
grandes filósofos Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo
argumentação Trabalhar em grupo produtivamente
Conhecer
o filósofo inglês Tomas Hobbes; Conhecer o contexto histórico em que Thomas
Hobbes produziu suas obras; Conhecer a teoria sobre o Estado de Hobbes;
Refletir sobre a teoria de thomas Hobbes;
Reconhecer a existência de explicações
mitológicas da realidade presentes no cotidiano. Perceber as relações das
explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano com o mito grego
Nesta atividade de introdução ao estudo da Filosofia os
estudantes vão poder distinguir o pensamento filosófico do senso comum,
estabelecendo relações com o seu cotidiano. Compreender o conceito de filosofia
e sua importância na história da humanidade.
Identificar a origem da política no sentido Aristotélico.
Entender a política como atividade virtuosa que visa o bem comum. Perceber-se
como sujeito político.
Compreender as
transformações técnicas que revolucionaram a arte no século XX. Perceber a
relação entre arte e técnica. Identificar as relações entre arte e política a
partir da filosofia de Walter Benjamin.
Discutir
o que é racionalismo Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo a
argumentação Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum
O
mito da caverna de Platão e sua relação com os meios de comunicação da
atualidade. O contexto histórico em que vivia Platão e a formação da consciência
crítica.
Conhecer
a vida e obra de Karl Marx, sua importância para a atualidade, destacando
alguns conceitos importantes de sua obra. Dado um conjunto de informações sobre
a vida e obra de Karl Marx, contextualizar e ordenar os eventos registrados,
compreendendo a importância dos fator...
Noções
básicas de ética e o seu uso no cotidiano. Refletir sobre as ações humanas e o
respeito à liberdade individual e coletiva.
O
aluno, através de recortes sobre a descrição da origem do universo, elaborada
por Hesíodo em Teogonia, perceberá a complexidade do pensamento mitológico
grego, estabelecendo relações com a concepção de mito ainda existem em alguns
povos na atualidade
Conhecer
o significado do termo conhecimento; Descobrir que informação é
diferente de conhecimento; Conhecer e diferenciar os conhecimentos:
senso comum, conhecimento científico e conhecimento filosófico.
Os
alunos deverão ser capazes de diferenciar conhecimento popular (ou senso comum
ou mera opinião) do conhecimento produzido através de métodos mais rígidos de
questionamento e análise dos fatos (conhecimento filosófico). Isso deverá se
dar através da análise de provérbios pop...
Compreender
o senso moral e a ética, sendo capaz de refletir sobre os diversos
posicionamentos veiculados na mídia. Identificar situações de marginalização e
alienação na sociedade atual, contextualizando os seus efeitos. Perceber a
importância da literatura no estudo da filos...
Conhecer o filósofo
italiano Nicolau Maquiavel; Conhecer o contexto histórico em Maquiavel viveu;
Tomar contato com a teoria política de Maquiavel
O
aluno irá aprender sobre a noção filosófica do 'eu' que se revela e
cria uma identidade através da percepção que o 'outro' tem dele, corrente
filosófica chamada de existencialismo, que implica na experiência como
veículo de descoberta constante sobre a subjetividade de cada ...
Construir
noções sobre ética e moral, como valores a serem buscados para se obter uma boa
convivência.
Tomar
contato com a lógica aristotélica; Conhecer o silogismo; Identificar a presença
de silogismos no cotidiano.
Noções
básicas de estética: conceitos de beleza e feiúra, os problemas do gosto, a
arte e a recepção estética.
Conhecer
as correntes filosóficas: racionalista e empirista Compreender e diferenciar os
elementos que originam essas correntes Refletir sobre as fontes do conhecimento
-
Relacionar fatos do cotidiano com os conteúdos estudados. - Trabalhar com
projetos: - Planejar, executar, avaliar ações para resolver um problema. -
Utilizar as ferramentas gráficas e de tratamento de informação. - Como usar a
teoria de conjuntos e o estudo de funções para t...
Compreender
o caráter histórico-social da moral e o caráter pessoal, se posicionando
filosoficamente, com argumentos convincentes.Estabelecer relações da moral com
a ética, compreendendo os conceitos à luz da filosofia.Refletir, com base no
texto "O novo manifesto", de Lima Ba...
Construir noções sobre ética e moral, como valores a serem
buscados para se obter uma boa convivência, baseada na tolerância e respeito ao
outro. Ler e interpretar imagens. Exercitar o diálogo como uma atividade
cognitiva de se perguntar sobre as questões do cotidiano. Relata..
-
Importância da Igreja para a formação da mentalidade medieval; - nascimento das
universidades e o desenvolvimento da escolástica; - relação Igreja-Estado no
período medieval; - estruturação das ordens monásticas e sua importância
social.
Entender
o conceito filosófico de diálogo, com base no pensamento do filósofo Sócrates.
Além disso, o aluno poderá com essa aula: Fazer pesquisas na internet
sobre o diálogo socrático. Saber produzir ideias filosóficas por meio do método
socrático. Refletir sobre as possibil...
-
Os estilos artísticos e arquitetônicos medievais: o românico e o gótico. - O
Renascimento do século XII. - Identificar principais obras e autores do
período. - A importância do papel da Igreja e dos setores dominantes da
sociedade na imposição de limites, tanto técnicos quan...
Identificar
valores e concepções sobre corpo e saúde nos tempos atuais; Compreender a
influência dos meios de comunicação nas concepções sobre corpo (mitos e
“verdades”).
Conhecer
os princípios que fundamentam a democracia grega Reconhecer as principais
diferenças entre a democracia grega e as democracias contemporâneas Identificar
e analisar os mecanismos políticos e sociais que inviabilizam a democracia
moderna Propor medidas e ações que os c...
Conhecer um pouco do fundador deste método: Matthew Lipman;
Conhecer o método norte americano chamado Filosofia para Crianças;
Aprender o que é uma Comunidade de Investigação; Aprender
maneiras de transformar a sua sala em uma Comunidade de Investigação.
Nesta
aula, o aluno terá a oportunidade de compreender o ambiente intelectual que se
desenrolava no contexto do século XVII inglês, bem como a sua influência nos
eventos da época. Sendo assim, o aluno abordará a Revolução Inglesa do século
XVII por um viés distinto da histor...
Comparar
e distinguir os conceitos de Esporte e Jogo. Identificar as modalidades de
jogos e esportes presentes em sua vida. Refletir criticamente sobre o papel do
esporte em nossa sociedade
Reconhecer
e analisar o futebol por meio de alguns elementos históricos; Refletir sobre a
inserção do futebol em nossa cultura na atualidade;
-
As diversas formas de representação literária na Grécia Antiga: comédia,
tragédia, filosofia. - Os principais autores gregos e saber relacioná-los ao
contexto histórico em que viveram. - Heródoto e o surgimento da
História-conhecimento. - A relação da Literatura com a políti...
Compreender que
do ponto de vista ético somos pessoas e não podemos ser tratados
como coisas a serem usadas e manipuladas por outros. Entender a
importância da ética normativa, impondo limites e controles ao risco permanente
da violência. Analisar a necessidade do conheciment...
Discutir
sobre a clonagem e células tronco, analisando se moralmente temos o direito de
modificar os embriões e células humanas. Conhecer o pensamento de
Nietzsche sobre a transmutação de todos os valores.
Desenvolver uma pesquisa bibliográfica a partir da leitura de
diferentes fontes e referenciais midiáticos que contribuam para uma
fundamentação teórica necessária em qualquer pesquisa; Dominar e inter-relacionar
diferentes linguagens (textos, charges, gráficos, mapas e dados...
Conhecer os principais filósofos da mitologia grega
2º SEGMENTO - ANOS FINAIS - ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA (TODOS OS ANOS)
ATIVIDADES
2º SEGMENTO – ANOS
FINAIS
VIII- EDUCAÇÃO FÍSICA
6ºANO / 7º ANO / 8º ANO E 9º ANO:
Ø
Toda atividade
física
é esporte??
Conceituar
e diferenciar atividade física e esporte. Identificar atividades físicas e
práticas esportivas realizadas pelas pessoas
em nossa sociedade; Comparar essas atividades identificando as características
específicas de cada uma assim como,
os efeitos para as cria..nças, jo
Ø Todo mundo é bonito
Ø Respeite os limites físicos
Ø Tema do trabalho: Obesidade
Ø Educação Física vai além dos esportes
Ø O que acontece no corpo quando fazemos exercício?
Proponha
dois tipos de corrida aos alunos e explique, com o auxílio de um
frequencímetro, porque quando praticamos atividade física o coração acelera e a
respiração muda
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/acontece-corpo-quando-fazemos-exercicio-692190.shtml
Ø Por que ficamos ofegantes depois de um esforço
físico?
Ø Corrida contra o corpo
Ø Saúde e atividade física
Ø Estratégias e fundamentos do futebol
Ø O atletismo na Educação Física escolar
Ø "Boleiros - Era uma Vez o Futebol...":
como analisar o esporte sob a perspectiva cultural
Ø Como valorizar o companherismo na prática
esportiva com a animação "Carros"
Ø
Estudando Educação
Física a partir das questões do ENEM:
enfoque na Dança
Ø Saúde e educação:
cuidar da saúde é responsabilidade de
cada um de nós!
Ø
Caminhos da
Capoeira
Ø Música
e Educação Física: trabalho interdisciplinar em meio as Rodas, Palmas,
Vozes e Berimbaus..
Ø Jogos e brincadeiras populares: jogos de arremesso
Ø Futebol,
mais que um esporte, uma democracia
Ø Mapa do
Esporte e do Jogo nas diversidades regionais
Ø Corpo e Sociedade: as novas possibilidades de construção do corpo (body building
Ø
O jogo no
debate sobre gênero nas
aulas de educação física
Ø O Homem Forte e a Mulher Magra: reflexões acerca
do corpo
Ø Educação especial
- Educação Física e Etnia: diálogo intercultural pela Peteca
Ø Inclusão do portador de deficiência visual nas aulas
de Educação Física
Ø Praticando a
caminhada
Ø Lutas
com Bastão: “cotonetão
Ø Qual o meu cheiro na Educação Física
Nessa aula de educação física e saúde, visamos: desenvolver
noções de higiene e saúde sob a perspectiva da EF; buscar formas de manutenção
da higiene de acordo com as condições sociais de cada aluno, estabelecer
relações entre o tipo de atividade praticada e a manutenção da higiene...
Ø
Ø A Importância
das Atividades Físicas para
o Nosso corpo
Aprender a importância da atividade física no cotidiano e
seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo
precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de
vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento...
-
Discutir acerca dos motivos que levam os alunos a praticarem o futsal;
- Discutir por meio do futsal e do futebol as relações de gênero nas aulas de
Educação Física; - Vivenciar atividades pré-desportivas mistas entre
meninos e meninas.
|
|
Identificar
o crescimentos do evento esportivo Copa do Mundo de Futebol, comparando o
número de participantes em diferentes edições do evento. Identificar no mapa
do mundo os países participantes e os países que sediaram as diversas edições
da Copa do Mundo. Identificar os dif...
|
|
Conhecer
as danças africanas identificadas pela internet, contextualizando-as
historicamente, na perspectiva de conhecer um pouco mais da história do
Brasil a partir da cultura africana; Identificar as danças existentes em
nosso país, através de pesquisa sites, blogs e fontes ...
|
|
-
Identificar as possibilidades de vivências no lazer. - Conhecer as vivências
possíveis de lazer em sua cidade. - Elaborar proposições para melhoria de sua
cidade no que se refere aos espaços de lazer.
Compreender
a problematizar o termo “futebol arte”. Compreender diferenças
históricas do Futebol profissional, e as implicações dessas mudanças na
prática do futebol em outros ambientes. Vivenciar uma forma
alternativa de se jogar o futebol, onde o gol não é um objetivo
|
Assinar:
Postagens (Atom)