ATIVIDADES
2º SEGMENTO – ANOS
FINAIS
VIII- EDUCAÇÃO FÍSICA
6ºANO / 7º ANO / 8º ANO E 9º ANO:
Ø
Toda atividade
física
é esporte??
Conceituar
e diferenciar atividade física e esporte. Identificar atividades físicas e
práticas esportivas realizadas pelas pessoas
em nossa sociedade; Comparar essas atividades identificando as características
específicas de cada uma assim como,
os efeitos para as cria..nças, jo
Ø Todo mundo é bonito
Ø Respeite os limites físicos
Ø Tema do trabalho: Obesidade
Ø Educação Física vai além dos esportes
Ø O que acontece no corpo quando fazemos exercício?
Proponha
dois tipos de corrida aos alunos e explique, com o auxílio de um
frequencímetro, porque quando praticamos atividade física o coração acelera e a
respiração muda
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/acontece-corpo-quando-fazemos-exercicio-692190.shtml
Ø Por que ficamos ofegantes depois de um esforço
físico?
Ø Corrida contra o corpo
Ø Saúde e atividade física
Ø Estratégias e fundamentos do futebol
Ø O atletismo na Educação Física escolar
Ø "Boleiros - Era uma Vez o Futebol...":
como analisar o esporte sob a perspectiva cultural
Ø Como valorizar o companherismo na prática
esportiva com a animação "Carros"
Ø
Estudando Educação
Física a partir das questões do ENEM:
enfoque na Dança
Ø Saúde e educação:
cuidar da saúde é responsabilidade de
cada um de nós!
Ø
Caminhos da
Capoeira
Ø Música
e Educação Física: trabalho interdisciplinar em meio as Rodas, Palmas,
Vozes e Berimbaus..
Ø Jogos e brincadeiras populares: jogos de arremesso
Ø Futebol,
mais que um esporte, uma democracia
Ø Mapa do
Esporte e do Jogo nas diversidades regionais
Ø Corpo e Sociedade: as novas possibilidades de construção do corpo (body building
Ø
O jogo no
debate sobre gênero nas
aulas de educação física
Ø O Homem Forte e a Mulher Magra: reflexões acerca
do corpo
Ø Educação especial
- Educação Física e Etnia: diálogo intercultural pela Peteca
Ø Inclusão do portador de deficiência visual nas aulas
de Educação Física
Ø Praticando a
caminhada
Ø Lutas
com Bastão: “cotonetão
Ø Qual o meu cheiro na Educação Física
Nessa aula de educação física e saúde, visamos: desenvolver
noções de higiene e saúde sob a perspectiva da EF; buscar formas de manutenção
da higiene de acordo com as condições sociais de cada aluno, estabelecer
relações entre o tipo de atividade praticada e a manutenção da higiene...
Ø
Ø A Importância
das Atividades Físicas para
o Nosso corpo
Aprender a importância da atividade física no cotidiano e
seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo
precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de
vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento...
-
Discutir acerca dos motivos que levam os alunos a praticarem o futsal;
- Discutir por meio do futsal e do futebol as relações de gênero nas aulas de
Educação Física; - Vivenciar atividades pré-desportivas mistas entre
meninos e meninas.
|
|
Identificar
o crescimentos do evento esportivo Copa do Mundo de Futebol, comparando o
número de participantes em diferentes edições do evento. Identificar no mapa
do mundo os países participantes e os países que sediaram as diversas edições
da Copa do Mundo. Identificar os dif...
|
|
Conhecer
as danças africanas identificadas pela internet, contextualizando-as
historicamente, na perspectiva de conhecer um pouco mais da história do
Brasil a partir da cultura africana; Identificar as danças existentes em
nosso país, através de pesquisa sites, blogs e fontes ...
|
|
-
Identificar as possibilidades de vivências no lazer. - Conhecer as vivências
possíveis de lazer em sua cidade. - Elaborar proposições para melhoria de sua
cidade no que se refere aos espaços de lazer.
Compreender
a problematizar o termo “futebol arte”. Compreender diferenças
históricas do Futebol profissional, e as implicações dessas mudanças na
prática do futebol em outros ambientes. Vivenciar uma forma
alternativa de se jogar o futebol, onde o gol não é um objetivo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário