quinta-feira, 17 de abril de 2014

2º SEGMENTO - ANOS FINAIS - ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA (TODOS OS ANOS)

                                                                          ATIVIDADES
2º SEGMENTO – ANOS FINAIS

VIII- EDUCAÇÃO FÍSICA Educação Física
6ºANO / 7º ANO / 8º ANO E 9º ANO:


Ø    Toda atividade sica é esporte??
                Conceituar e diferenciar atividade física e esporte. Identificar atividades físicas e práticas esportivas realizadas pelas                 pessoas em nossa sociedade; Comparar essas atividades identificando as características específicas de cada uma assim                 como, os efeitos para as cria..nças, jo

Ø  Todo mundo é bonito


Ø  Respeite os limites físicos


Ø  Tema do trabalho: Obesidade

Ø  Educação Física vai além dos esportes


Ø  O que acontece no corpo quando fazemos exercício?

Proponha dois tipos de corrida aos alunos e explique, com o auxílio de um frequencímetro, porque quando praticamos atividade física o coração acelera e a respiração muda

Ø  Por que ficamos ofegantes depois de um esforço físico?


Ø  Corrida contra o corpo



Ø  Saúde e atividade física


Ø  Estratégias e fundamentos do futebol


Ø  O atletismo na Educação Física escolar


Ø  "Boleiros - Era uma Vez o Futebol...": como analisar o esporte sob a perspectiva cultural



Ø  Como valorizar o companherismo na prática esportiva com a animação "Carros"


Ø  Estudando Educação Física a partir das questões do ENEM: enfoque na Dança

Ø  Saúde e educação: cuidar da saúde é responsabilidade de cada um de nós!


Ø  Caminhos da Capoeira

Ø  Música e Educação Física: trabalho interdisciplinar em meio as Rodas, Palmas, Vozes e Berimbaus..

Ø  Jogos e brincadeiras populares: jogos de arremesso

Ø  Futebol, mais que um esporte, uma democracia

Ø  Mapa do Esporte e do Jogo nas diversidades regionais


Ø  Corpo e Sociedade: as novas possibilidades de construção do corpo (body building


Ø O jogo no debate sobre nero nas aulas de educação física

Ø  O Homem Forte e a Mulher Magra: reflexões acerca do corpo

Ø  Educação especial

  • Educação Física e Etnia: diálogo intercultural pela Peteca

Ø  Inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física

Ø  Praticando a caminhada


Ø  Lutas com Bastão: “cotonetão

Ø  Qual o meu cheiro na Educação Física
Nessa aula de educação física e saúde, visamos: desenvolver noções de higiene e saúde sob a perspectiva da EF; buscar formas de manutenção da higiene de acordo com as condições sociais de cada aluno, estabelecer relações entre o tipo de atividade praticada e a manutenção da higiene...
Ø   
Ø  A Importância das Atividades Físicas para o Nosso corpo
Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento...

- Discutir acerca dos motivos que levam os alunos a praticarem o futsal;  - Discutir por meio do futsal e do futebol as relações de gênero nas aulas de Educação Física;  - Vivenciar atividades pré-desportivas mistas entre meninos e meninas. 
Identificar o crescimentos do evento esportivo Copa do Mundo de Futebol, comparando o número de participantes em diferentes edições do evento. Identificar no mapa do mundo os países participantes e os países que sediaram as diversas edições da Copa do Mundo. Identificar os dif...
Conhecer as danças africanas identificadas pela internet, contextualizando-as historicamente, na perspectiva de conhecer um pouco mais da história do Brasil a partir da cultura africana; Identificar as danças existentes em nosso país, através de pesquisa sites, blogs e fontes ...
- Identificar as possibilidades de vivências no lazer. - Conhecer as vivências possíveis de lazer em sua cidade. - Elaborar proposições para melhoria de sua cidade no que se refere aos espaços de lazer.
Compreender a problematizar o termo “futebol arte”.    Compreender diferenças históricas do Futebol profissional, e as implicações dessas mudanças na prática do futebol em outros ambientes.    Vivenciar uma forma alternativa de se jogar o futebol, onde o gol não é um objetivo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário