ATIVIDADES
1º
SEGMENTO – ANOS INICIAIS
I – LÍNGUA PORTUGUESA
FASE I - ALFABETIZAÇÃO / FASE II / FASE III /
FASE IV E FASE V
Ø
EJA – Nome e
Sobrenome
Ø
ALFABETIZANDO – Minha história de vida
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7703
Ø
EJA – Gerando
palavras: Método Paulo Freire
Ø “TEMA GERADOR –
EJA ”
TRABALHANDO
COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Coleção publicada pela SECAD/MEC
São cinco cadernos temáticos, que
contribuem para a prática de sala de aula dos educadores e educadoras da
educação de jovens e adultos.
O material apresenta situações concretas e
permite a visualização de modelos que podem ser comparados com suas práticas, a
partir das quais são ampliadas as questões teóricas.
Caderno 1: Alunas e alunos da EJA
Caderno 2: A sala de aula como espaço de vivência e aprendizagem
Caderno 3: Observação e registro
Caderno 4: Avaliação e planejamento
Caderno 5: O processo de aprendizagem de alunos e professores
Caderno 2: A sala de aula como espaço de vivência e aprendizagem
Caderno 3: Observação e registro
Caderno 4: Avaliação e planejamento
Caderno 5: O processo de aprendizagem de alunos e professores
Disponível em: http://forumeja.org.br/node/887
Ø As contribuições de Paulo Freire para a alfabetização de adultos
Ø O Método Paulo Freire
“É mais do que um
método que alfabetiza, é uma ampla e profunda compreensão da educação que tem
como cerne de suas preocupações a natureza política.”
(A Voz da Esposa - A Trajetória de Paulo Freire)
(A Voz da Esposa - A Trajetória de Paulo Freire)
Ø Documentário Paulo freire
Ø
Descobrindo a leitura
com jornal
Ø
Desobrindo palavras-segredos pelo
som
Ø
Construindo o
conceito de frase
Ø
Uso da pontuação em
textos narrativos
Ø
Prática de leitura na EJA
Fonte:
Nova
escola
Disponível
em:
Ø O bumba meu boi para
refletir sobre folclore
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/projeto-bumba-meu-boi-refletir-folclore-635365.shtml
Ø Folclore, uma
bibliografia comentada
Ø VÍDEO: Revisão
coletiva de texto na EJA
Ø Escrita coletiva na
EJA
Ø
EJA-TRABALHANDO COM MÚSICA
Ø Usando
corretamente a acentuação
Ø
Tem/têm, vem/vêm e correlatos
Ø
O uso do
computador como instrumento incentivador
na alfabetização de jovens e adultos
·
Marketing: você sabe o que é isso?
Ø Agenda telefônica da
turma da EJA
Ø
Trabalhando nomes
com canções
Ø Trabalhando com receitas: o gosto de aprender
Ø
Alfabetizando – empregos e profissões
Ø Distinguindo letras de sílabas e de palavras
Ø
Os diferentes tipos
de letra
Ø Letras,
símbolos
ou números no trabalho com diferentes gêneros
Ø Trabalhando
Histórias em Quadrinhos
Ø A bula de remédio: forma
composicional, linguagem, função e contexto de circulação
Ø
O cinema
na educação - Projeto de pesquisa
·
Segmentação de palavras
Ø A
irregularidades ortográficas
Ø Cancionistas Brasileiros: uma contribuição para a cultura
popular
l
·
Literatura
de cordel
Continue lendo a reportagem
- 1Folclore
são apenas mitos e histórias
- 2 O
folclore só existe em comunidades rurais
- 3 Folclore
nunca tem autoria pessoal
- 4 Só
há folclore em contextos de pouca escolaridade
- 5 As
manifestações folclóricas nunca se modificam
- 6 Só
é possível trabalhar com folclore no mês de agosto
- 7 O
folclore só pode ser transmitido pela cultura oral
- 8 O
folclore deve ser trabalhado só nas aulas de arte
- 9 O
folclore não faz parte da cultura dos alunos
Nenhum comentário:
Postar um comentário