quinta-feira, 17 de abril de 2014

1º SEGMENTO - ANOS INICIAIS - ATIVIDADES LÍNGUA PORTUGUESA (TODAS AS FASES)



ATIVIDADES
1º SEGMENTO – ANOS INICIAIS

I – LÍNGUA PORTUGUESA
FASE I - ALFABETIZAÇÃO / FASE II / FASE III / FASE IV E FASE V

Ø  EJA – Nome e Sobrenome

Ø  ALFABETIZANDO – Minha história de vida
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7703

Ø  EJA – Gerando palavras: Método Paulo Freire


Ø   “TEMA GERADOR – EJA ”

TRABALHANDO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Coleção publicada pela SECAD/MEC
São cinco cadernos temáticos, que contribuem para a prática de sala de aula dos educadores e educadoras da educação de jovens e adultos.
O material apresenta situações concretas e permite a visualização de modelos que podem ser comparados com suas práticas, a partir das quais são ampliadas as questões teóricas.

Ø  As contribuições de Paulo Freire para a alfabetização de adultos


Ø  O Método Paulo Freire
“É mais do que um método que alfabetiza, é uma ampla e profunda compreensão da educação que tem como cerne de suas preocupações a natureza política.”
(A Voz da Esposa - A Trajetória de Paulo Freire)

Ø  Documentário Paulo freire

Ø  Descobrindo a leitura com jornal

Ø    Desobrindo palavras-segredos pelo som

Ø  Construindo o conceito de frase

Ø  Uso da pontuação em textos narrativos

Ø  Prática de leitura na EJA
Fonte: Nova escola 
Disponível em:

Ø    O bumba meu boi para refletir sobre folclore


Ø    Folclore, uma bibliografia comentada


Ø    VÍDEO: Revisão coletiva de texto na EJA


Ø    Escrita coletiva na EJA


Ø    EJA-TRABALHANDO COM MÚSICA

Ø  Usando corretamente a acentuação

Ø    Tem/m, vem/m e correlatos

Ø    O uso do computador como instrumento incentivador na alfabetização de jovens e adultos

·                    Marketing: você sabe o que é isso?

Ø    Agenda telefônica da turma da EJA


Ø    Trabalhando nomes com canções

Ø     Trabalhando com receitas: o gosto de aprender

Ø  Alfabetizando – empregos e profissões

Ø    Distinguindo letras de sílabas e de palavras

Ø  Os diferentes tipos de letra

Ø  Letras, símbolos ou números no trabalho com diferentes neros

Ø  Trabalhando Histórias em Quadrinhos

Ø  A bula de remédio: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação

Ø    O cinema na educação - Projeto de pesquisa

·         Segmentação de palavras

Ø  A irregularidades ortográficas

Ø     Cancionistas Brasileiros: uma contribuição para a cultura popular
l

·         Literatura de cordel




Tudo sobre folclore

v  Nove clichês sobre o Folclore
Continue lendo a reportagem

QUIS

Ø  É folclore ou não é?

http://revistaescola.abril.com.br/folclore/

Nenhum comentário:

Postar um comentário