ATIVIDADES
2º
SEGMENTO – ANOS FINAIS
IV- HISTÓRIA
6ºANO / 7º ANO / 8º ANO E 9º ANO:
Ø O que ensinar em
História
Os
estudantes só aprendem a disciplina quando relacionam fatos, confrontam pontos
de vista e consultam diversas fontes de pesquisa.
Ø “Teses ‘Sobre o Conceito de História’, de Walter
Entender uma determinada
visão sobre história e tempo histórico a partir de Walter Benjamin.
- Compreender as teses "Sobre o Conceito de História", de
Walter Benjamin. - Entender, especificamente, a Tese número 9, que versa
sobre a temática do “Anjo da História”. - A...
Ø Linha do tempo do ensino de História no Brasil
·
Uma lição apetitosa
Conteúdos específicos
Expansão colonial européia, culinária e cultura
·
As causas da dizimação dos indígenas
brasileiros
Objetivo
Identificar fatores que contribuíram para dizimar os
indígenas brasileiros
Ø As mobilizações
sociais no início da República
Estudar os movimentos sociais que marcaram os anos iniciais da
República é importante para compreender as relações de força na política brasileira
Ø O povo na proclamação
da República
Ø Cenas republicanas na linha do tempo
Ø Uma visão crítica da
proclamação da República
Longe de ser um fato pontual, a instauração do novo modo de governo foi
consequência de uma série de fatores. Confira como expor essa realidade aos
alunos, privilegiando a visão da História como processo
Ø Quatro razões para a
queda da Monarquia
Ø O que foi a Revolta
da Chibata?
Repressão violenta na
Ilha das Cobras
"Mestre-sala dos
Mares", de Aldir Blanc e João Bosco
Ø Leitura de documentos
e produção de relatos
Ø A independência do
Brasil e o Território Nacional
Ø Conhecendo e reuperando as tradições da comunidade
Ø A organização das associações e instituições em minha
comunidade
Ø O lugar onde vivo e convivo
Ø Fatos e histórias da minha comunidade
Ø Feriados, fins de semana, datas, explorando o calendário
Ø Estudando a diversidade cultural da sociedade brasileira
Ø Relações étnico-raciais e de gênero
Ø LEI 10.639, de 9 de janeiro de 2003 estabelece
as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial
da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura
Afro-Brasileira", e dá outras providências.
Ø O ECA nas Escolas: perspectivas interdisplinares
Ø Os jovens infratores
do Brasil sob a ótica do documentário "Juízo”
Ø
Caminhos da
Capoeira
Ø Educação Patrimonial nas escolas
- Educação Física e Etnia: diálogo intercultural pela Peteca
Ø
A Revolta
dos Cabanos
O aluno poderá aprender as dificuldades de construir um
pais após a independência de Portugal e, em especial, durante o Período
Regencial, no qual a discussão entre centralização do poder político e sua
descentralização agitaram todo o Império em várias revoltas que expressara.
Ø
“Diretas já”
O aluno poderá compreender as características políticas da
mobilização que se tornou conhecida como “Diretas-Já”, inserindo-a no contexto
da transição política brasileira
Ø
“A influência
cubana nas organizações políticas no Brasil
dos anos 1960”
O aluno poderá compreender as relações que se estabeleceram
entre Cuba e Brasil no contexto das ações armadas desenvolvidas nos anos
1960-1970.
Ø
“A Guerra do Paraguai”
O aluno poderá compreender os fatores históricos e
políticos que conduziram ao conflito bélico mais longo e violento que se
desenvolveu na América do Sul: a Guerra do Paragua
Ø
“O apoio
norte-americano ao golpe e à ditadura no
Brasil
O aluno poderá compreender o contexto
histórico e político em que se estabeleceu o apoio norte-americano às ditaduras
latino-americanas, especialmente à ditadura instaurada no Brasil em 1964,
compreendendo as estratégias utilizadas para esse fim.
Ø
“A redemocratização do Brasil: abertura
lenta, gradual e segura (1974-1985)”
O aluno poderá compreender as características do projeto de
distensão política proposto por Geisel e Golbery em 1974, que se tornou notório
ao propor uma “abertura lenta, segura e gradual” que fosse capaz de resguardar
os militares em sua posição política após a redemocratizaç..
Ø
“A Lei de
Anistia de 1979 e o debate sobre sua
reinterpretação
O aluno poderá compreender o contexto em que se deu a
aprovação da Lei de Anistia de 1979 e identificar os fatores históricos e
políticos que têm mobilizado debates em torno de sua reinterpretação.
O
aluno irá aprender as características essenciais do socialismo utópico e de
sua transição para o socialismo científico. Por meio dos principais
pensadores destas ideologias, irá compreender melhor a formulação da
ideologia comunista.
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Nesta
aula, o aluno terá a oportunidade de compreender aspectos relacionados ao
Tenentismo, um dos mais importantes fenômenos políticos ocorridos no Brasil.
O presente estudo fará com que o aluno entenda como surgiu e se desdobrou,
nas primeiras décadas do século XX, a insatis...
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Nesta
aula, o aluno terá a oportunidade de entender o diálogo intertextual que se
estabelece entre duas obras literárias de gêneros distintos: o romance Dom
Casmurro, de Machado de Assis, e a tragédia Otelo, o Mouro de Veneza, de
William Shakespeare.
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Os
alunos poderão aprender como a ciência moderna foi construída, quais suas
descobertas e as dificuldades que enfrentou para se estabelecer.
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O
aluno poderá aprender como surgiu um dos movimentos político e social mais
originais que aconteceu na história da humanidade e por que ele acabou por se
tornar um modelo para transformações posteriores da mesma natureza.
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O
aluno poderá aprender como o Brasil entrou no período de redemocratização
após a ditadura do Estado Novo e quais os problemas e as soluções que foram
dadas para o desenvolvimento do País.
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O
aluno aprenderá quais foram os passos desenvolvidos pelos próprios
brasileiros no processo histórico que levou à independência do Brasil e à
construção da nação brasileira.
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Nesta
aula, o aluno terá a oportunidade de realizar uma reflexão bastante densa a
respeito do uso (ou do mal uso) da alta tecnologia nas guerras, tendo como
ponto de partida, a importância da Segunda Guerra Mundial para o
desenvolvimento bélico. Com o uso do documentário “Hiro...
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Os
alunos poderão aprender um pouco mais sobre a História do Brasil,
especificamente sobre o período compreendido de janeiro de 1961 a agosto de
1961, do governo de Jânio Quadros. Por conseguinte, poderão construir uma
visão crítica e um maior entendimento perante o desenvolvi...
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Caracterizar
o contexto político, social e econômico da Alemanha ao final da Primeira
Guerra Mundial. Compreender como se deu o processo de disseminação da
ideologia nazista na Alemanha, no período em questão. Apontar as principais
características do regime nazista de Adolf Hi...
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Estas
aulas têm como objetivos desenvolver habilidades de leitura, escrita e
pesquisa em diferentes meios de comunicação. Além disso, com estas aulas os
alunos poderão aprender sobre o Ciclo do Café no Brasil no século XIX, e como
a cafeicultura foi importante para a economia ...
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Ø
“Juventude virtual”: os jovens e as redes
sociais no Brasil atual
Analisar dados do acesso às redes sociais pelos jovens
brasileiros, na atualidade. Entender as razões e para quais fins os jovens
utilizam as redes sociais. Compreender como as redes sociais interferem na vida
de jovens brasileiros. Conhecer o uso engajado da Internet.
O
aluno poderá refletir acerca da orientação da política educacional como
instrumento de controle social no governo de Getúlio Vargas (1930-45) O aluno
poderá analisar imagens e trechos de documentos históricos como instrumentos
de exaltação do sentimento de patriotismo no per...
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Discutir
a formação do educando com perspectivas relacionadas ao trabalho, família e
educação; Possibilitar reflexões aos educandos a partir do conceito de
memória; Estudar as demandas sociais com o princípio da construção coletiva;
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Os
alunos aprenderão por meio de uma animação/simulação aspectos sobre a
Independência do Brasil. Estas aulas poderão ser trabalhadas com alunos que
tenham Deficiência (Mental, Física, Auditiva), uma vez que o recurso central
apresenta imagens que podem interessar a todos, bem...
Observar o mapa político do Brasil e
do estado, localizando as capitais estaduais e federal.. -
Conhecer aspectos importantes das principais cidades do Brasil. -
Trabalhar as relações interpessoais no trabalho de grupo.
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