quinta-feira, 17 de abril de 2014

2º SEGMENTO - ANOS FINAIS - ATIVIDADES DE HISTÓRIA (TODOS OS ANOS)



ATIVIDADES
2º SEGMENTO – ANOS FINAIS

IV- HISTÓRIACiências
6ºANO / 7º ANO / 8º ANO E 9º ANO:

Ø  O que ensinar em HistóriaCiências

Os estudantes só aprendem a disciplina quando relacionam fatos, confrontam pontos de vista e consultam diversas fontes de pesquisa.


Ø  Teses ‘Sobre o Conceito de História’, de Walter
 Entender uma determinada visão sobre história e tempo histórico a  partir de Walter Benjamin.   - Compreender as teses "Sobre o Conceito de História", de Walter Benjamin.   - Entender, especificamente, a Tese número 9, que versa sobre a temática do “Anjo da História”.   - A...

Ø  Linha do tempo do ensino de História no BrasilCiências

·         Uma lição apetitosa

Conteúdos específicos
Expansão colonial européia, culinária e cultura

·         As causas da dizimação dos indígenas brasileiros

Objetivo
Identificar fatores que contribuíram para dizimar os indígenas brasileiros

Ø  As mobilizações sociais no início da República

Estudar os movimentos sociais que marcaram os anos iniciais da República é importante para compreender as relações de força na política brasileira


Ø  O povo na proclamação da República


Ø  Cenas republicanas na linha do tempo

Ø  Uma visão crítica da proclamação da República

Longe de ser um fato pontual, a instauração do novo modo de governo foi consequência de uma série de fatores. Confira como expor essa realidade aos alunos, privilegiando a visão da História como processo


Ø  Quatro razões para a queda da Monarquia

Ø  O que foi a Revolta da Chibata?


Repressão violenta na Ilha das Cobras

"Mestre-sala dos Mares", de Aldir Blanc e João Bosco

Ø  Leitura de documentos e produção de relatos


Ø  A independência do Brasil e o Território Nacional


Ø  Conhecendo e reuperando as tradições da comunidade

Ø  A organização das associações e instituições em minha comunidade

Ø  O lugar onde vivo e convivo

Ø  Fatos e histórias da minha comunidade

Ø  Feriados, fins de semana, datas, explorando o calendário

Ø  Estudando a diversidade cultural da sociedade brasileira

Ø  Relações étnico-raciais e de gênero

Ø  LEI 10.639, de 9 de janeiro de 2003 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

Ø  O ECA nas Escolas: perspectivas interdisplinares

Ø  Os jovens infratores do Brasil sob a ótica do documentário "Juízo”

Ø  Caminhos da Capoeira

Ø  Educação Patrimonial nas escolas



  • Educação Física e Etnia: diálogo intercultural pela Peteca

Ø  A Revolta dos Cabanos
O aluno poderá aprender as dificuldades de construir um pais após a independência de Portugal e, em especial, durante o Período Regencial, no qual a discussão entre centralização do poder político e sua descentralização agitaram todo o Império em várias revoltas que expressara.

Ø  “Diretas já”
O aluno poderá compreender as características políticas da mobilização que se tornou conhecida como “Diretas-Já”, inserindo-a no contexto da transição política brasileira

Ø  A influência cubana nas organizações políticas no Brasil dos anos 1960”
O aluno poderá compreender as relações que se estabeleceram entre Cuba e Brasil no contexto das ações armadas desenvolvidas nos anos 1960-1970. 

Ø  A Guerra do Paraguai”
O aluno poderá compreender os fatores históricos e políticos que conduziram ao conflito bélico mais longo e violento que se desenvolveu na América do Sul: a Guerra do Paragua

Ø  O apoio norte-americano ao golpe e à ditadura no Brasil
O aluno poderá compreender o contexto histórico e político em que se estabeleceu o apoio norte-americano às ditaduras latino-americanas, especialmente à ditadura instaurada no Brasil em 1964, compreendendo as estratégias utilizadas para esse fim.

Ø A redemocratização do Brasil: abertura lenta, gradual e segura (1974-1985)”
O aluno poderá compreender as características do projeto de distensão política proposto por Geisel e Golbery em 1974, que se tornou notório ao propor uma “abertura lenta, segura e gradual” que fosse capaz de resguardar os militares em sua posição política após a redemocratizaç..

Ø  A Lei  de Anistia de 1979 e o debate sobre sua reinterpretação
O aluno poderá compreender o contexto em que se deu a aprovação da Lei de Anistia de 1979 e identificar os fatores históricos e políticos que têm mobilizado debates em torno de sua reinterpretação.  

O aluno irá aprender as características essenciais do socialismo utópico e de sua transição para o socialismo científico. Por meio dos principais pensadores destas ideologias, irá compreender melhor a formulação da ideologia comunista.  
Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender aspectos relacionados ao Tenentismo, um dos mais importantes fenômenos políticos ocorridos no Brasil. O presente estudo fará com que o aluno entenda como surgiu e se desdobrou, nas primeiras décadas do século XX, a insatis...
Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de entender o diálogo intertextual que se estabelece entre duas obras literárias de gêneros distintos: o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, e a tragédia Otelo, o Mouro de Veneza, de William Shakespeare.

Os alunos poderão aprender como a ciência moderna foi construída, quais suas descobertas e as dificuldades que enfrentou para se estabelecer.
O aluno poderá aprender como surgiu um dos movimentos político e social mais originais que aconteceu na história da humanidade e por que ele acabou por se tornar um modelo para transformações posteriores da mesma natureza.
O aluno poderá aprender como o Brasil entrou no período de redemocratização após a ditadura do Estado Novo e quais os problemas e as soluções que foram dadas para o desenvolvimento do País.
O aluno aprenderá quais foram os passos desenvolvidos pelos próprios brasileiros no processo histórico que levou à independência do Brasil e à construção da nação brasileira.
Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de realizar uma reflexão bastante densa a respeito do uso (ou do mal uso) da alta tecnologia nas guerras, tendo como ponto de partida, a importância da Segunda Guerra Mundial para o desenvolvimento bélico. Com o uso do documentário “Hiro...
Os alunos poderão aprender um pouco mais sobre a História do Brasil, especificamente sobre o período compreendido de janeiro de 1961 a agosto de 1961, do governo de Jânio Quadros. Por conseguinte, poderão construir uma visão crítica e um maior entendimento perante o desenvolvi...
Caracterizar o contexto político, social e econômico da Alemanha ao final da Primeira Guerra Mundial. Compreender como se deu o processo de disseminação da ideologia nazista na Alemanha, no período em questão. Apontar as principais características do regime nazista de Adolf Hi...

Estas aulas têm como objetivos desenvolver habilidades de leitura, escrita e pesquisa em diferentes meios de comunicação. Além disso, com estas aulas os alunos poderão aprender sobre o Ciclo do Café no Brasil no século XIX, e como a cafeicultura foi importante para a economia ...

Ø  Juventude virtual”: os jovens e as redes sociais no Brasil atual
Analisar dados do acesso às redes sociais pelos jovens brasileiros, na atualidade. Entender as razões e para quais fins os jovens utilizam as redes sociais. Compreender como as redes sociais interferem na vida de jovens brasileiros. Conhecer o uso engajado da Internet.

O aluno poderá refletir acerca da orientação da política educacional como instrumento de controle social no governo de Getúlio Vargas (1930-45) O aluno poderá analisar imagens e trechos de documentos históricos como instrumentos de exaltação do sentimento de patriotismo no per...
Discutir a formação do educando com perspectivas relacionadas ao trabalho, família e educação; Possibilitar reflexões aos educandos a partir do conceito de memória; Estudar as demandas sociais com o princípio da construção coletiva;
Os alunos aprenderão por meio de uma animação/simulação aspectos sobre a Independência do Brasil. Estas aulas poderão ser trabalhadas com alunos que tenham Deficiência (Mental, Física, Auditiva), uma vez que o recurso central apresenta imagens que podem interessar a todos, bem...

Observar o mapa político do Brasil e do estado, localizando as capitais estaduais e federal.. - Conhecer  aspectos importantes das principais cidades do Brasil. - Trabalhar as relações interpessoais no trabalho de grupo.


Analisar o contexto político, social e econômico que possibilitou a emergência e consolidação do regime ditatorial liderado por Antônio de Oliveira Salazar em Portugal, no período entre 1932 e 1968. Identificar e analisar as principais características do Estado Novo salazarist...
Caracterizar o contexto político, social e econômico que possibilitou a emergência de regimes totalitários na Europa, no período entre as duas guerras mundiais. Identificar as principais características do fascismo na Itália, no período em questão. Analisar aspectos relacionad...
Compreender a relação entre a guerra civil espanhola e a ascensão de Franco ao governo da Espanha, no âmbito do contexto político da Europa, no período anterior à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Identificar os principais aspectos que marcaram a ditadura franquista na Espanh...



Nenhum comentário:

Postar um comentário