sábado, 29 de junho de 2013

Fique por dentro dos eventos da EJA! Participe!

 CALENDÁRIO DE EVENTOS - 2013 


FEVEREIRO / 2013


  1. I  ENCONTRO PEDAGÓGICO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Data:    22/02: Local:   U. E. CAIC – Paulo Dacorso Filho, às 18 horas




JULHO / 2013

  1. 04/07 – I FestEJA 2013 – Festa da Educação de Jovens e Adultos - LANÇAMENTO DO 3º LIVRO DA EJA






A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, através da Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos, realizará a I FestEJA 2013, no dia 4 de julho, às 18horas, no CAIC Paulo Dacorso Filho, da UFRuralRJ, localizado em Seropédica / RJ.

A Festa Anual da Educação de Jovens e Adultos - I FestEJA - terá como tema, “Arte Sustentável: do lixo ao luxo uma redescoberta criativa e cidadã”, de acordo com os trabalhos desenvolvidos nas Unidades Escolares Municipais da Rede de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte – SMECE, durante o Ano Letivo de 2013.

Haverá uma mostra cultural com apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da EJA, como também, o Lançamento da 1ª Coletânea de Paródias da EJA 2012 – 3ª Edição do Livro da EJA.

PROJETO BRINQUEDOTECA NA EJA 
Unidade Escolares participantes da  EJA


1. Escola Estadual Municipalizada Bananal 

2. Escola Municipal José de Abreu
3. Escola Municipal Panaro Figueira 
4. Escola Municipal Pastor Gerson Ferreira da Costa 
5. Escola Municipal Atílio Grégio
6. Escola Estadual Municipalizada Olavo Bilac

"PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO”

"PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO”, visa encaminhar alunos da EJA 


Escolas Participantes: Panaro Figueira, Olavo Bilac, José de Abreu e Ronald Callegário. 

Aula Inaugural da EJA (Educação de Jovens e Adultos) - 19/06/2013

PREFEITURA DE SEROPÉDICA E VOTORANTIM CIMENTOS LANÇAM PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO











A Escola Municipal de Panaro Figueira foi o local escolhido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte para realizar-se à solenidade que selou uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Seropédica, a empresa Votorantim e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Tal aliança, denominada “Programa de Preparação para o Trabalho”, visa encaminhar alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) a vagas que serão disponibilizadas na unidade de Seropédica da empresa Votorantim. O SENAI será o órgão responsável por promover à qualificação desses alunos de acordo com as áreas as quais a Votorantim necessitar.



O Prefeito Alcir Fernando Martinazzo esteve presente e falou a respeito dos investimentos realizados pela Prefeitura no intuito de trazer à cidade novas empresas, aumentando significativamente à oferta de vagas de emprego na cidade, consequentemente melhorando à qualidade de vida da população, que em sua maioria necessita se projetar a outros municípios em busca de oportunidades de trabalho.

A Votorantim foi representada pelo Gerente da unidade de Seropédica, Frederico Caetano, que saudou aos alunos da EJA, desejando-lhes boa sorte durante os cursos de formação profissional e deixando claro que a empresa estará de portas abertas aos alunos que se destacarem durante os cursos.

O SENAI enviou como representante a Coordenadora Pedagógica da instituição, Mônica Fernandes, que falou ao público a respeito da atuação da instituição dentro da parceria.
Além do Prefeito e dos representantes das instituições parceiras também se fizeram presentes os Subsecretários da SMECE, Eliana Cristina (Ensino), Mara Lúcia (Planejamento e Orçamento), Nádia Alvarez (Cultura) e Alexandre Rafael (Esporte).
Os Subsecretários compuseram a mesa juntamente com Coordenadora da EJA, Valéria Pereira, o Diretor da unidade escolar, Mário Lorefice, a Diretora de Ensino da SMECE, Tereza Muniz e a responsável pelo setor de Responsabilidade Social da Votorantim, Priscila Alvarenga.

A EJA PARTICIPANDO DO BELÍSSIMO SHOW "CHORINHO APERITIVO"

Um Choro de Alegria em Seropédica

Um Choro de Alegria em Seropédica



A noite de 20 de junho de 2013 ficou marcada na memória cultural da cidade de Seropédica.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), através da Subsecretaria de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, a Light e a UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) brindaram à população com um belíssimo show do ritmo brasileiro conhecido como “Choro” ou “Chorinho”, como é carinhosamente apelidado. A subsecretária de Ensino, Eliana Cristina, também prestigiou a “festa”.

 Os artistas responsáveis por proporcionar tamanha satisfação aos presentes no Anfiteatro Gustavo Dutra (Gustavão/UFRRJ) foram “Ronaldinho do Cavaquinho e seu Conjunto”. As apresentações desse grupo fazem parte do Projeto Show Itinerante que é realizado através de uma parceria entre a Light e o Governo do Estado.


Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni, o intuito de promover tais espetáculos visa à inclusão social e cultural através da música e da dança. “Espetáculos como esse nos enchem de orgulho, pois aprendemos a apreciar a riqueza cultural do nosso país, é de suma importância que apresentemos à população, principalmente aos jovens, toda qualidade da música popular brasileira. A SMECE sempre buscará parcerias que visem disseminar a cultura em nossa cidade”, concluiu.

A produção do evento foi de responsabilidade da Subsecretaria de Cultura, coordenada pela subsecretária Nádia Alvarez, figura já conceituada no âmbito cultural do município de Seropédica. A subsecretária de Ensino, Eliana Cristina, também prestigiou a “festa”.