sexta-feira, 21 de novembro de 2014

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Dia Nacional da Consciência Negra




Vinte de novembro é o Dia da Consciência Negra no Brasil. Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, somente em 2011, com a Lei 12.519, foi instituído oficialmente esta data em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares – situado entre Alagoas e Pernambuco –, onde se refugiavam escravos negros fugidos dos engenhos do nordeste que lutavam pela liberdade.

Ao longo de décadas, mesmo após a assinatura da Lei Áurea, negros e negras vêm lutando contra o racismo e o preconceito a que estão sujeitos. Estudos e estatísticas na área demonstram a disparidade econômica e social entre os grupos etnicorraciais tanto na sociedade quanto no mundo do trabalho.
Muitos avanços foram conseguidos ao longo desses anos em termos de políticas públicas de ações afirmativas, dentre elas a reserva de vagas para negros em universidades públicas e mais recentemente nos concursos públicos com a Lei 12.990 de junho de 2014, reforçando o debate sobre a igualdade de oportunidades.