ATIVIDADES
2º
SEGMENTO – ANOS FINAIS
III- CIÊNCIAS
6ºANO / 7º ANO / 8º ANO E 9º ANO:
Ø A reciclagem do lixo
no Brasil
Objetivos :Avaliar criticamente
a produção de lixo no Brasil e os métodos, as técnicas e as políticas públicas
de reciclagem dos materiais.
Ø Como funciona a
reciclagem de computadores?
Ø Lixo bem tratado,
planeta reciclado
Objetivos: Reconhecer os
impactos ambientais causados por resíduos sólidos
ENTREVISTA – CIÊNCIAS – Anos Finais
Ø Entrevista com Sueli
Furlan sobre Educação Ambiental nas escolas
Para a especialista, os gestores
precisam experimentar iniciativas, mesmo que pontuais, em busca de uma escola
sustentável
Ø A água é um recurso
natural esgotável
Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se
a média de consumo global de água não diminuir no curto prazo, teremos
problemas de escassez. O Brasil, que tem uma parcela significativa de água
doce, também está ameaçado
DIFUSOR
DE CONHECIMENTO
·
Brasil é referência mundial para preservação da água?
SÉRIE
SOBRE A ÁGUA
·
Plano de aula 1 - O caminho da água
·
Plano de aula 2 - Água para consumo
·
Plano de aula 3 - O bom uso da água
·
Plano de aula 4 - Gestão das águas
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/gestao-aguas-brasil-mundo-500982.shtml
·
Plano de aula 5 - Energia hidrelétrica
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/agua-energia-brasil-mundo-528751.shtml
PLANETA SUSTENTÁVEL
·
Brasil
é referência mundial para preservação da água?
O Instituto Hidroex, localizado na região do
Triângulo Mineiro, tem grandes chances de ser incluído na rede internacional de
referência em recursos hídricos da Unesco por promover, com seriedade, debates
sobre a utilização e preservação da água na América Latina e na África
FONTES RENOVÁVEIS
·
Mais
energia limpa, menos carbono
SÉRIE
SOBRE ENERGIA
·
Plano de aula 1 - Energia no mundo
·
Plano de aula 2 - Biodiesel e etanol
·
Plano de aula 3 - Uso da energia solar
·
Plano de aula 4 - Uso da energia
eólica
COMPARE
·
Qual
a melhor lâmpada: incandescente, fluorescente, halógena ou led?
O fim da comercialização das lâmpadas
incandescentes abre a discussão sobre sua melhor substituta
LUZ
ECOLÓGICA
·
Como
funciona a lâmpada de garrafa PET?
·
Como tornar as cidades brasileiras
mais sustentáveis?
Discuta
com a turma o conceito de planejamento urbano sustentável e proponha aos alunos
que estudem alternativas para melhorar a qualidade de vida nas cidades onde
vivem
·
Ambiente e ação humana nas florestas
·
A energia eólica no Brasil e no mundo
Ø Os caminhos da água no corpo humano
Ø Por que é fundamental conservar a biodiversidade
Conteúdos específicos
Evolução e conservação da
biodiversidade e hotspots
Ø Por que é fundamental conservar a biodiversidade
Ø
Como ler os rótulos
Algumas expressões usadas nas
embalagens de alimentos industrializados mais confundem do que esclarecem. Veja
o que dizem os especialistas e as normas
Ø O sistema respiratório e
a respiração celular
Ø O Ciclo da água
Ø Fotossíntese: o
"alimento" da planta - história e experimentos
Ø
Energia
Ø
O Texto científico na
sala de aula
Ø
Vê, ouvir, sentir:
órgão de sentidos
Ø A mágica das misturas
Ø
Incêndio e queimadas
vamos evitar?
Ø Obsesidade
Ø Alimentação e Saúde
Ø Educação Ambiental para
o ambiente ou para o ser
humano?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20144
Ø Os jovens e
a alimentação
Nenhum comentário:
Postar um comentário