quinta-feira, 17 de abril de 2014

2º SEGMENTO - ANOS FINAIS - ATIVIDADES DE CIÊNCIAS (TODOS OS ANOS)



ATIVIDADES
2º SEGMENTO – ANOS FINAIS

III- CIÊNCIAS
6ºANO / 7º ANO / 8º ANO E 9º ANO:

Ø  A reciclagem do lixo no Brasil

Objetivos :Avaliar criticamente a produção de lixo no Brasil e os métodos, as técnicas e as políticas públicas de reciclagem dos materiais.

Ø  Como funciona a reciclagem de computadores?


Ø  Lixo bem tratado, planeta reciclado

Objetivos: Reconhecer os impactos ambientais causados por resíduos sólidos

ENTREVISTA – CIÊNCIAS Ciências– Anos Finais

Ø  Entrevista com Sueli Furlan sobre Educação Ambiental nas escolas

Para a especialista, os gestores precisam experimentar iniciativas, mesmo que pontuais, em busca de uma escola sustentável


Ø  A água é um recurso natural esgotável

Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se a média de consumo global de água não diminuir no curto prazo, teremos problemas de escassez. O Brasil, que tem uma parcela significativa de água doce, também está ameaçado


DIFUSOR DE CONHECIMENTO

·         Brasil é referência mundial para preservação da água?


SÉRIE SOBRE A ÁGUA

·         Plano de aula 1 - O caminho da água


·         Plano de aula 2 - Água para consumo


·         Plano de aula 3 - O bom uso da água


·         Plano de aula 4 - Gestão das águas


·         Plano de aula 5 - Energia hidrelétrica


PLANETA SUSTENTÁVEL

·         Brasil é referência mundial para preservação da água?

O Instituto Hidroex, localizado na região do Triângulo Mineiro, tem grandes chances de ser incluído na rede internacional de referência em recursos hídricos da Unesco por promover, com seriedade, debates sobre a utilização e preservação da água na América Latina e na África


FONTES RENOVÁVEIS

·         Mais energia limpa, menos carbono


SÉRIE SOBRE ENERGIA

·         Plano de aula 1 - Energia no mundo


·         Plano de aula 2 - Biodiesel e etanol


·         Plano de aula 3 - Uso da energia solar


·         Plano de aula 4 - Uso da energia eólica


COMPARE

·         Qual a melhor lâmpada: incandescente, fluorescente, halógena ou led?

O fim da comercialização das lâmpadas incandescentes abre a discussão sobre sua melhor substituta


LUZ ECOLÓGICA

·         Como funciona a lâmpada de garrafa PET?


·         Como tornar as cidades brasileiras mais sustentáveis?

Discuta com a turma o conceito de planejamento urbano sustentável e proponha aos alunos que estudem alternativas para melhorar a qualidade de vida nas cidades onde vivem

·         Ambiente e ação humana nas florestas


·         A energia eólica no Brasil e no mundo


Ø  Os caminhos da água no corpo humano


Ø  Por que é fundamental conservar a biodiversidade

Conteúdos específicos
Evolução e conservação da biodiversidade e hotspots 

Ø  Por que é fundamental conservar a biodiversidade


Ø  Como ler os rótulos

Algumas expressões usadas nas embalagens de alimentos industrializados mais confundem do que esclarecem. Veja o que dizem os especialistas e as normas


Ø  O sistema respiratório e a respiração celular

Ø  O Ciclo da água

Ø  Fotossíntese: o "alimento" da planta - história e experimentos


Ø  Energia


Ø  O Texto científico na sala de aula

Ø  Vê, ouvir, sentir: órgão de sentidos

Ø  A mágica das misturas

Ø  Incêndio e queimadas vamos evitar?

Ø  Obsesidade

Ø    Alimentação e Saúde

Ø    Educação Ambiental para o ambiente ou para o ser humano?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20144

Ø    Os jovens e a alimentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário