quinta-feira, 17 de abril de 2014

2º SEGMENTO - ANOS FINAIS - ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA (TODOS OS ANOS)


                        2º SEGMENTO – ANOS FINAIS


I – LÍNGUA PORTUGUESALínuga Portuguesa / PRODUÇÃO TEXTUAL
6ºANO / 7º ANO / 8º ANO E 9º ANO:

MATERIAL PEDAGÓGICO - SECAD

Prática adequada aos adultos
Para que os estudantes de EJA aprendam a ler e a escrever, é preciso respeitar algumas especificidades e acionar quatro situações didáticas

Timothy Ireland: "A EJA tem agora objetivos maiores que a alfabetização"
Para o especialista inglês, é desafio da modalidade de ensino preparar para o mercado de trabalho e um mundo em transformação

Uma lenta caminhada para vencer o analfabetismo funcional
O analfabetismo funcional persiste entre os jovens brasileiros: 15% deles não têm habilidades de leitura e escrita compatíveis com sua escolaridade

A influência do ensino na vida das pessoas 
Por trás das estatísticas do nível de alfabetismo, gente que frequentou a escola e não aprendeu

Leitura de textos informativos na alfabetização de jovens e adultos
Trecho do vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), do MEC, no qual os alunos da turma da EJA discutem sobre um tema da atualidade e depois se informam sobre ele por meio da leitura de jornais.



Ø  Leve a crônica para as aulas de Língua Portuguesa

Ilustração: Santiago

A crônica é um dos primeiros gêneros textuais com que os alunos entram em contato no Ensino Fundamental. A leitura e a produção de textos no gênero são conteúdos importantes para ensinar aos alunos do 6º ao 9º ano


v  4 motivos para levar a crônica para a sala de aula

Ø  Era uma vez... crônicas

Conheça mais sobre este gênero textual ao ler as narrativas de grandes escritores brasileiros publicadas em NOVA ESCOLA. Boa leitura!


Rubem Braga

Braga é um dos grandes nomes da crônica no Brasil, junto do inquestionável Machado de Assis. Saiba mais sobre o escritor e leve sua obra para a sala de aula


v    Mais reportagens e planos de aula sobre Rubem Braga

Ø  Qual é a diferença entre "senão" e "se não"?


Ø  Estudo e produção de texto com base no gênero 'causo'

O gênero causo não tem valor somente na tradição oral. Ajude a turma a transformar as histórias contadas oralmente em textos


Ø  Leitura e escrita de textos do gênero memórias literárias


Ø  Tudo sobre leitura

Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Pensando nisso, preparamos um especial com tudo o que você precisa saber sobre leitura! Confira reportagens, vídeos e planos de aula desenvolvidos especialmente para ajudar você a despertar em seus alunos o gosto pelos livros e garantir que eles consigam ler e entender os mais diversos tipos de texto. BOA LEITURA!

1. A importância da leitura
1. A importância da leitura
2. Diferentes gêneros nas aulas de Língua Portuguesa
3. Leitura na Creche
4. Leitura na Pré-escola
5. Leitura no Ensino Fundamental I
6. Leitura em todas as disciplinas do Ensino Fundamental II
7. Leitura na Educação de Jovens e Adultos
8. Formação de professores leitores

Ø  Diferentes gêneros nas aulas de Língua Portuguesa
Trabalhar diferentes gêneros é fundamental para formar leitores. Veja como ensinar cada gênero em sala de aula.

Como usar os gêneros para melhorar a leitura e a escrita
Eles invadiram a escola - e isso é bom. Mas é preciso parar de ficar só ensinando suas características
Leitura atenta: um raio X na notícia
Saber ler para estudar e dominar procedimentos como sublinhar e resumir é o caminho para a autoria de textos informativos
Usar a poesia para desenvolver a oralidade 
Conheça um jeito lúdico e eficiente de expandir o universo de comunicação dos pequenos
Do livro ao recital: projetos estimulam a leitura 
Ouvir histórias, para depois escrevê-las e declamá-las, é um ótimo jeito de melhorar a leitura e a oralidade
A importância dos clássicos da literatura
Entenda a importância da leitura dos clássicos, desde os universais até os exemplares que têm um significado importante para uma determinada comunidade
Leitura de textos informativos
A professora Ana Lúcia Torres, de São Paulo, realiza uma atividade de leitura de textos científicos com crianças ainda não alfabetizadas.
Leitura de poesia
A atriz Vera Barbosa traz sugestões de como fazer uma boa leitura de poesia para seus alunos.
Oficinas de incentivo à leitura
Acompanhe as atividades da primeira oficina do projeto Letras de Luz, programa de incentivo à leitura mantido pela Fundação Victor Civita e pela Energias do Brasil.

Ø  Coesão textual

Ø  Variação linguísitca

Ø     Cancionistas Brasileiros: uma contribuição para a cultura popular

Ø    Artigo de opinião e suas características textuais

Ø    Notícia de jornal: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação

Ø    Entrevistados e entrevistadores: o papel de cada

Ø    Trabalhando diferentes tipos de carta

Ø    A bula de remédio: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação

Listas: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação

Ø    Manchetes, títulos e legendas: trabalhando texto jornalístico

Ø    Classificados e Propagandas: como anunciar um produto

Ø                            Dia a dia: como preencher formulários

Ø    Divertindo-se com o nero Piada: uma aula muito engraçada

Ø    Coleção Literatura para todos: explorando neros da Tradição Oral

Ø    Coleção Literatura para todos: conhecendo biografia

Ø    Coleção Literatura para todos: recital de poesias

Ø    Coleção Literatura para todos: contando crônicas

Ø    Coleção Literatura para todos: a hora do conto

Ø    Coleção Literatura para todos: aula-teatro

Ø    A perigrafia do livro de poesia

Ø    Usos e funções do bilhete no cotidiano

Ø    Coleção Literatura para todos: trabalhando com o nero novela

Ø    Trabalhando nomes com canções

Ø    Aprendendo a gostar de cartuns

Ø    O cinema na educação - Projeto de pesquisa

Ø    Interpretando o amor sob perspectiva de Roberto Carlos e Jota Quest: a criação de podcasts e painéis

Ø     A representação do Nordeste pelos personagens do “Auto da ompadecida”, de Ariano

Ø     Interpretando e retextualizando o conto “Laços de Família”, de Clarice

Ø     Trabalhando com receitas: o gosto de aprender

Ø  Jornal “AJA” cultura: produção de diversos nero

Ø  Marketing: você sabe o que é isso?

Ø    Os diferentes tipos de letra

Ø             Jornal em sala de aula: entendendo os cadernos

Ø      A irregularidades ortográficas

Ø      Os textos injuntivos: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação

Ø      Usando corretamente a acentuação

Ø      Tem/m, vem/m e correlatos

Ø      Normas e regulamentos do cotidiano: suas características textuais

Ø      Debatendo temas polêmicos

Ø    Ampliando vocabulário: palavras africana

Ø    Alfabetizando – empregos e profissões

Ø                            UCA - SMS: um nero emergente
Conhecer SMS enquanto um gênero com estruturas composicionais recorrentes. Discutir algumas implicações e abrangências do uso do SMS. Escrever opinião sobre usos do SMS na sociedade contemporânea. Escrever mensagens curtas de texto via celular.

Ø  A linguagem da juventude
Reconhecer a linguagem utilizada pelos jovens. Refletir sobre o uso da linguagem dos jovens, valorizando-a. Opinar sobre o uso de abreviaturas e gírias.

Ø  O que uma biblioteca pode fazer por mim?
Habilidades de escrita e leitura são o objetivo destas aulas. Além disso, os alunos poderão refletir sobre a importância que as bibliotecas têm na vida das pessoas e também para a cultura de um país. Estas são aulas voltadas para os alunos da modalidade “Educação de Jovens e A...

Ø  Estourar a boca do bala
Com estas aulas os alunos poderão aprender algumas expressões utilizadas na Língua Portuguesa, o que significam e quando devem ser utilizadas. Estas aulas poderão ser utilizadas com alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, com certeza será uma experiência mui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário