2º SEGMENTO – ANOS FINAIS
I – LÍNGUA PORTUGUESA / PRODUÇÃO TEXTUAL
6ºANO / 7º ANO / 8º ANO E 9º ANO:
MATERIAL PEDAGÓGICO - SECAD
Prática adequada aos adultos
Para que os estudantes de EJA aprendam a ler e a escrever, é preciso respeitar algumas especificidades e acionar quatro situações didáticas
Para que os estudantes de EJA aprendam a ler e a escrever, é preciso respeitar algumas especificidades e acionar quatro situações didáticas
Timothy Ireland: "A EJA tem agora objetivos maiores
que a alfabetização"
Para o especialista inglês, é desafio da modalidade de ensino preparar para o mercado de trabalho e um mundo em transformação
Para o especialista inglês, é desafio da modalidade de ensino preparar para o mercado de trabalho e um mundo em transformação
Uma lenta caminhada para vencer o analfabetismo funcional
O analfabetismo funcional persiste entre os jovens brasileiros: 15% deles não têm habilidades de leitura e escrita compatíveis com sua escolaridade
O analfabetismo funcional persiste entre os jovens brasileiros: 15% deles não têm habilidades de leitura e escrita compatíveis com sua escolaridade
A influência do ensino na vida das pessoas
Por trás das estatísticas do nível de alfabetismo, gente que frequentou a escola e não aprendeu
Por trás das estatísticas do nível de alfabetismo, gente que frequentou a escola e não aprendeu
Leitura de textos informativos na alfabetização de jovens
e adultos
Trecho do vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), do MEC, no qual os alunos da turma da EJA discutem sobre um tema da atualidade e depois se informam sobre ele por meio da leitura de jornais.
Trecho do vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), do MEC, no qual os alunos da turma da EJA discutem sobre um tema da atualidade e depois se informam sobre ele por meio da leitura de jornais.
Ø Leve a crônica para
as aulas de Língua Portuguesa
A crônica é um dos primeiros gêneros textuais com que os alunos entram
em contato no Ensino Fundamental. A leitura e a produção de textos no gênero
são conteúdos importantes para ensinar aos alunos do 6º ao 9º ano
v 4 motivos para levar
a crônica para a sala de aula
Ø Era uma vez... crônicas
Conheça mais sobre
este gênero textual ao ler as narrativas de grandes escritores brasileiros
publicadas em NOVA ESCOLA. Boa leitura!
Rubem
Braga
Braga é um dos grandes nomes da crônica no Brasil, junto do
inquestionável Machado de Assis. Saiba mais sobre o escritor e leve sua obra
para a sala de aula
v Mais reportagens e planos de aula sobre Rubem Braga
Ø Qual é a diferença entre "senão" e
"se não"?
Ø Estudo e produção de texto com base no gênero
'causo'
O
gênero causo não tem valor somente na tradição oral. Ajude a turma a
transformar as histórias contadas oralmente em textos
Ø Leitura e escrita de textos do gênero memórias
literárias
Ø Tudo sobre leitura
Formar
leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por
toda a vida escolar. Pensando nisso, preparamos um especial com tudo o que você
precisa saber sobre leitura! Confira reportagens, vídeos e planos de aula
desenvolvidos especialmente para ajudar você a despertar em seus alunos o gosto
pelos livros e garantir que eles consigam ler e entender os mais diversos tipos
de texto. BOA LEITURA!
1. A importância da leitura
1. A importância da leitura
2. Diferentes gêneros nas aulas
de Língua Portuguesa
3. Leitura na Creche
4. Leitura na Pré-escola
5. Leitura no Ensino Fundamental I
6. Leitura em todas as
disciplinas do Ensino Fundamental II
7. Leitura na Educação de
Jovens e Adultos
8. Formação de professores
leitores
Ø Diferentes gêneros nas aulas de Língua Portuguesa
Trabalhar diferentes gêneros é
fundamental para formar leitores. Veja como ensinar cada gênero em sala de
aula.
Como usar os gêneros para melhorar a leitura e a escrita
Eles invadiram a escola - e isso é bom. Mas é preciso parar de ficar só ensinando suas características
Eles invadiram a escola - e isso é bom. Mas é preciso parar de ficar só ensinando suas características
Leitura atenta: um raio X na notícia
Saber ler para estudar e dominar procedimentos como sublinhar e resumir é o caminho para a autoria de textos informativos
Saber ler para estudar e dominar procedimentos como sublinhar e resumir é o caminho para a autoria de textos informativos
Usar a poesia para desenvolver a oralidade
Conheça um jeito lúdico e eficiente de expandir o universo de comunicação dos pequenos
Conheça um jeito lúdico e eficiente de expandir o universo de comunicação dos pequenos
Do livro ao recital: projetos estimulam a leitura
Ouvir histórias, para depois escrevê-las e declamá-las, é um ótimo jeito de melhorar a leitura e a oralidade
Ouvir histórias, para depois escrevê-las e declamá-las, é um ótimo jeito de melhorar a leitura e a oralidade
A importância dos clássicos da literatura
Entenda a importância da leitura dos clássicos, desde os universais até os exemplares que têm um significado importante para uma determinada comunidade
Entenda a importância da leitura dos clássicos, desde os universais até os exemplares que têm um significado importante para uma determinada comunidade
Leitura de textos informativos
A professora Ana Lúcia Torres, de São Paulo, realiza uma atividade de leitura de textos científicos com crianças ainda não alfabetizadas.
A professora Ana Lúcia Torres, de São Paulo, realiza uma atividade de leitura de textos científicos com crianças ainda não alfabetizadas.
Leitura de poesia
A atriz Vera Barbosa traz sugestões de como fazer uma boa leitura de poesia para seus alunos.
A atriz Vera Barbosa traz sugestões de como fazer uma boa leitura de poesia para seus alunos.
Oficinas de incentivo à leitura
Acompanhe as atividades da primeira oficina do projeto Letras de Luz, programa de incentivo à leitura mantido pela Fundação Victor Civita e pela Energias do Brasil.
Acompanhe as atividades da primeira oficina do projeto Letras de Luz, programa de incentivo à leitura mantido pela Fundação Victor Civita e pela Energias do Brasil.
Ø Coesão
textual
Ø Variação
linguísitca
Ø Cancionistas Brasileiros: uma contribuição para a cultura
popular
Ø
Artigo de opinião e suas
características textuais
Ø
Notícia de jornal: forma
composicional, linguagem, função e contexto de circulação
Ø
Entrevistados e entrevistadores: o papel de cada
Ø
Trabalhando diferentes tipos de carta
Ø
A bula
de remédio: forma composicional,
linguagem, função e contexto de circulação
Listas: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação
Ø
Manchetes, títulos e legendas:
trabalhando texto jornalístico
Ø
Classificados e Propagandas: como anunciar um produto
Ø
Dia a dia: como preencher formulários
Ø
Divertindo-se
com o gênero
Piada: uma aula muito engraçada
Ø
Coleção Literatura para todos: explorando gêneros da Tradição Oral
Ø Coleção Literatura para todos: conhecendo biografia
Ø
Coleção Literatura para todos: recital de poesias
Ø
Coleção Literatura para todos: contando crônicas
Ø
Coleção Literatura para todos: a hora do conto
Ø
Coleção Literatura para todos: aula-teatro
Ø
A perigrafia do livro de poesia
Ø
Usos e funções do bilhete
no cotidiano
Ø
Coleção Literatura para todos: trabalhando com o gênero novela
Ø
Trabalhando nomes
com canções
Ø
Aprendendo a gostar de cartuns
Ø
O cinema na
educação - Projeto de pesquisa
Ø
Interpretando o
amor sob perspectiva de Roberto Carlos e Jota
Quest: a criação de podcasts e painéis
Ø
A representação
do Nordeste pelos personagens do “Auto da
ompadecida”, de Ariano
Ø
Interpretando e
retextualizando o conto “Laços de
Família”, de Clarice
Ø Trabalhando com receitas: o gosto de aprender
Ø Jornal “AJA” cultura: produção
de diversos gênero
Ø
Marketing: você sabe o que é isso?
Ø Os diferentes tipos de letra
Ø
Jornal em
sala de aula: entendendo os cadernos
Ø
A irregularidades ortográficas
Ø
Os textos injuntivos: forma
composicional, linguagem, função e contexto de circulação
Ø
Usando corretamente a acentuação
Ø
Tem/têm, vem/vêm e correlatos
Ø
Normas e regulamentos do cotidiano:
suas características textuais
Ø
Debatendo temas polêmicos
Ø Ampliando vocabulário: palavras africana
Ø
Alfabetizando –
empregos e profissões
Ø
UCA - SMS: um gênero emergente
Conhecer SMS enquanto um
gênero com estruturas composicionais recorrentes. Discutir algumas implicações
e abrangências do uso do SMS. Escrever opinião sobre usos do SMS na sociedade
contemporânea. Escrever mensagens curtas de texto via celular.
Ø
A linguagem da juventude
Reconhecer a linguagem
utilizada pelos jovens. Refletir sobre o uso da linguagem dos jovens,
valorizando-a. Opinar sobre o uso de abreviaturas e gírias.
Ø
O que
uma biblioteca
pode fazer por mim?
Habilidades
de escrita e leitura são o objetivo destas aulas. Além disso, os alunos poderão
refletir sobre a importância que as bibliotecas têm na vida das pessoas e
também para a cultura de um país. Estas são aulas voltadas para os alunos da
modalidade “Educação de Jovens e A...
Ø Estourar a boca do bala
Com estas aulas os alunos
poderão aprender algumas expressões utilizadas na Língua Portuguesa, o que
significam e quando devem ser utilizadas. Estas aulas poderão ser utilizadas
com alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, com certeza será
uma experiência mui...
Nenhum comentário:
Postar um comentário