ATIVIDADES
2º
SEGMENTO – ANOS FINAIS
IX- ENSINO RELIGIOSO / FIOLOSOFIA
6ºANO / 7º ANO / 8º ANO E 9º ANO
Ø
OS SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELOS ALUNOS EM SITUAÇÕES DE ERRO
Ø Eu
quero casar cedo: uma importante
decisão
Ø O que é Educação
Especial?
Ø Corpos diversos
Analisar, identificar e repudiar as
atitudes e situações geradoras de discriminação. .Valorizar o convívio
pacífico e solidário no contexto da diversidade sociocultural.
Ø Deficiência física: corpo e solidariedade
Vivenciar
as dificuldades impostas aos colegas com deficiência no âmbito da escola.
Valorizar o convívio solidário, particularmente com os colegas com deficiência,
no contexto da escola.
Ø
Atitudes
antienvelhecimento
Expressar-se oralmente com
eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos
expressivos e enriquecer seu vocabulário. - Dominar o mecanismo e os recursos
do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. -
Interessar-se pela leitura
- Identificar
atitudes filosóficas; - Diferenciar atitude filosófica de senso comum; -
Refletir sobre as atitudes cotidianas.
As
teorias de Ludwig Wittgenstein sobre a Filosofia da Linguagem, a lógica e
Filosofia da mente levam o estudante a perceber a importância da linguagem, das
formas de expressão e introduz um conceito de Filosofia analítica na
atualidade.
Conhecer
a origem da filosofia, sobre os filósofos pré-socráticos e a filosofia clássica
Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo argumentação Trabalhar em
grupo produtivamente
Conhecer
a origem da filosofia, sobre os filósofos pré-socráticos e a filosofia clássica
Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo argumentação Trabalhar em
grupo produtivamente
Conhecer
os primeiros filósofos que se preocuparam com a questão do conhecimento
Conhecer as teorias cosmológicas dos primeiros filósofos Compreender como se
deu o surgimento da filosofia na Grécia Antiga Refletir sobre a percepção do
mundo e sua relação com o surgimento da fi
-
As principais questões abordadas pela Filosofia na Grécia Antiga. - Os
principais filósofos e suas principais obras. - A transição da Filosofia e o
seu contexto: da physis (natureza) ao estudo das sociedades humanas. - As
diferentes formas em que se manifestavam os filósofos...
Conhecer os
grandes filósofos Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo
argumentação Trabalhar em grupo produtivamente
Conhecer
o filósofo inglês Tomas Hobbes; Conhecer o contexto histórico em que Thomas
Hobbes produziu suas obras; Conhecer a teoria sobre o Estado de Hobbes;
Refletir sobre a teoria de thomas Hobbes;
Reconhecer a existência de explicações
mitológicas da realidade presentes no cotidiano. Perceber as relações das
explicações mitológicas da realidade presentes no cotidiano com o mito grego
Nesta atividade de introdução ao estudo da Filosofia os
estudantes vão poder distinguir o pensamento filosófico do senso comum,
estabelecendo relações com o seu cotidiano. Compreender o conceito de filosofia
e sua importância na história da humanidade.
Identificar a origem da política no sentido Aristotélico.
Entender a política como atividade virtuosa que visa o bem comum. Perceber-se
como sujeito político.
Compreender as
transformações técnicas que revolucionaram a arte no século XX. Perceber a
relação entre arte e técnica. Identificar as relações entre arte e política a
partir da filosofia de Walter Benjamin.
Discutir
o que é racionalismo Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo a
argumentação Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum
O
mito da caverna de Platão e sua relação com os meios de comunicação da
atualidade. O contexto histórico em que vivia Platão e a formação da consciência
crítica.
Conhecer
a vida e obra de Karl Marx, sua importância para a atualidade, destacando
alguns conceitos importantes de sua obra. Dado um conjunto de informações sobre
a vida e obra de Karl Marx, contextualizar e ordenar os eventos registrados,
compreendendo a importância dos fator...
Noções
básicas de ética e o seu uso no cotidiano. Refletir sobre as ações humanas e o
respeito à liberdade individual e coletiva.
O
aluno, através de recortes sobre a descrição da origem do universo, elaborada
por Hesíodo em Teogonia, perceberá a complexidade do pensamento mitológico
grego, estabelecendo relações com a concepção de mito ainda existem em alguns
povos na atualidade
Conhecer
o significado do termo conhecimento; Descobrir que informação é
diferente de conhecimento; Conhecer e diferenciar os conhecimentos:
senso comum, conhecimento científico e conhecimento filosófico.
Os
alunos deverão ser capazes de diferenciar conhecimento popular (ou senso comum
ou mera opinião) do conhecimento produzido através de métodos mais rígidos de
questionamento e análise dos fatos (conhecimento filosófico). Isso deverá se
dar através da análise de provérbios pop...
Compreender
o senso moral e a ética, sendo capaz de refletir sobre os diversos
posicionamentos veiculados na mídia. Identificar situações de marginalização e
alienação na sociedade atual, contextualizando os seus efeitos. Perceber a
importância da literatura no estudo da filos...
Conhecer o filósofo
italiano Nicolau Maquiavel; Conhecer o contexto histórico em Maquiavel viveu;
Tomar contato com a teoria política de Maquiavel
O
aluno irá aprender sobre a noção filosófica do 'eu' que se revela e
cria uma identidade através da percepção que o 'outro' tem dele, corrente
filosófica chamada de existencialismo, que implica na experiência como
veículo de descoberta constante sobre a subjetividade de cada ...
Construir
noções sobre ética e moral, como valores a serem buscados para se obter uma boa
convivência.
Tomar
contato com a lógica aristotélica; Conhecer o silogismo; Identificar a presença
de silogismos no cotidiano.
Noções
básicas de estética: conceitos de beleza e feiúra, os problemas do gosto, a
arte e a recepção estética.
Conhecer
as correntes filosóficas: racionalista e empirista Compreender e diferenciar os
elementos que originam essas correntes Refletir sobre as fontes do conhecimento
-
Relacionar fatos do cotidiano com os conteúdos estudados. - Trabalhar com
projetos: - Planejar, executar, avaliar ações para resolver um problema. -
Utilizar as ferramentas gráficas e de tratamento de informação. - Como usar a
teoria de conjuntos e o estudo de funções para t...
Compreender
o caráter histórico-social da moral e o caráter pessoal, se posicionando
filosoficamente, com argumentos convincentes.Estabelecer relações da moral com
a ética, compreendendo os conceitos à luz da filosofia.Refletir, com base no
texto "O novo manifesto", de Lima Ba...
Construir noções sobre ética e moral, como valores a serem
buscados para se obter uma boa convivência, baseada na tolerância e respeito ao
outro. Ler e interpretar imagens. Exercitar o diálogo como uma atividade
cognitiva de se perguntar sobre as questões do cotidiano. Relata..
-
Importância da Igreja para a formação da mentalidade medieval; - nascimento das
universidades e o desenvolvimento da escolástica; - relação Igreja-Estado no
período medieval; - estruturação das ordens monásticas e sua importância
social.
Entender
o conceito filosófico de diálogo, com base no pensamento do filósofo Sócrates.
Além disso, o aluno poderá com essa aula: Fazer pesquisas na internet
sobre o diálogo socrático. Saber produzir ideias filosóficas por meio do método
socrático. Refletir sobre as possibil...
-
Os estilos artísticos e arquitetônicos medievais: o românico e o gótico. - O
Renascimento do século XII. - Identificar principais obras e autores do
período. - A importância do papel da Igreja e dos setores dominantes da
sociedade na imposição de limites, tanto técnicos quan...
Identificar
valores e concepções sobre corpo e saúde nos tempos atuais; Compreender a
influência dos meios de comunicação nas concepções sobre corpo (mitos e
“verdades”).
Conhecer
os princípios que fundamentam a democracia grega Reconhecer as principais
diferenças entre a democracia grega e as democracias contemporâneas Identificar
e analisar os mecanismos políticos e sociais que inviabilizam a democracia
moderna Propor medidas e ações que os c...
Conhecer um pouco do fundador deste método: Matthew Lipman;
Conhecer o método norte americano chamado Filosofia para Crianças;
Aprender o que é uma Comunidade de Investigação; Aprender
maneiras de transformar a sua sala em uma Comunidade de Investigação.
Nesta
aula, o aluno terá a oportunidade de compreender o ambiente intelectual que se
desenrolava no contexto do século XVII inglês, bem como a sua influência nos
eventos da época. Sendo assim, o aluno abordará a Revolução Inglesa do século
XVII por um viés distinto da histor...
Comparar
e distinguir os conceitos de Esporte e Jogo. Identificar as modalidades de
jogos e esportes presentes em sua vida. Refletir criticamente sobre o papel do
esporte em nossa sociedade
Reconhecer
e analisar o futebol por meio de alguns elementos históricos; Refletir sobre a
inserção do futebol em nossa cultura na atualidade;
-
As diversas formas de representação literária na Grécia Antiga: comédia,
tragédia, filosofia. - Os principais autores gregos e saber relacioná-los ao
contexto histórico em que viveram. - Heródoto e o surgimento da
História-conhecimento. - A relação da Literatura com a políti...
Compreender que
do ponto de vista ético somos pessoas e não podemos ser tratados
como coisas a serem usadas e manipuladas por outros. Entender a
importância da ética normativa, impondo limites e controles ao risco permanente
da violência. Analisar a necessidade do conheciment...
Discutir
sobre a clonagem e células tronco, analisando se moralmente temos o direito de
modificar os embriões e células humanas. Conhecer o pensamento de
Nietzsche sobre a transmutação de todos os valores.
Desenvolver uma pesquisa bibliográfica a partir da leitura de
diferentes fontes e referenciais midiáticos que contribuam para uma
fundamentação teórica necessária em qualquer pesquisa; Dominar e inter-relacionar
diferentes linguagens (textos, charges, gráficos, mapas e dados...
Conhecer os principais filósofos da mitologia grega
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