PLANOS
DE AULA
Disciplina: MATEMÁTICA
Matemática salarial
Matemática salarial
Anos: 4º e 5º
Disponível:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-salarial-428992.shtml
Disponível:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-salarial-428992.shtml
Objetivos
- Refletir sobre as operações de adição e subtração e saber como relacioná-las.
- Ler e preencher tabelas.
- Esclarecer dúvidas sobre descontos e acréscimos ao salário.
Conteúdos
- Números e operações.
- Campo aditivo.
Anos
4º e 5º.
Tempo estimado
Duas aulas.
Material necessário
Cópias do modelo de contracheque.
- Refletir sobre as operações de adição e subtração e saber como relacioná-las.
- Ler e preencher tabelas.
- Esclarecer dúvidas sobre descontos e acréscimos ao salário.
Conteúdos
- Números e operações.
- Campo aditivo.
Anos
4º e 5º.
Tempo estimado
Duas aulas.
Material necessário
Cópias do modelo de contracheque.
Desenvolvimento
PREPARAÇÃO Redija um modelo de contracheque que seja próximo da realidade de seus alunos. O ideal é que ele contenha tanto acréscimos quanto deduções do salário bruto (veja uma sugestão abaixo). Deixe em branco o nome do empregado, o da empresa e o resumo dos rendimentos.
1ª etapa
Inicie a atividade debatendo a função do contracheque. Explique que se trata de um documento em que a empresa especifica o ordenado bruto do funcionário, as deduções (de Imposto de Renda, INSS) e os acréscimos (salário-família, horas extras, gratificações). Passeie pela nomenclatura: o que significa cada linha? A que mês o recibo se refere? Pergunte aos alunos que trabalham como é o contracheque deles - tomando o cuidado de não criar constrangimento, uma vez que muitos trabalham na informalidade. Aparecem outros itens além dos apresentados?
Flexibilização para deficiência visual (baixa visão, uso de óculos e lupa)
Apresente ao aluno o documento em tamanho ampliado e/ou projete-o em data show.
2ª etapa
Divida a turma em grupos de quatro alunos e peça que calculem o total de vencimentos. Observe as estratégias utilizadas para resolver o problema e selecione quais delas quer colocar em discussão. Pergunte quais são as vantagens e as desvantagens dos métodos utilizados. Repita o procedimento para obter a soma dos descontos e o valor líquido a receber.
3ª etapa
Proponha à classe o seguinte enunciado: "O trabalhador que recebeu este salário precisa pagar as seguintes despesas: alimentação: 160 reais; água: 29 reais; luz: 50 reais; aluguel: 170 reais; prestação de um rádio: 40 reais. Qual é o total de despesas a pagar? Quanto sobra do salário?" Dessa vez, deixe cada um trabalhar individualmente. Discuta novamente as estratégias de resolução.
Flexibilização para deficiência visual (baixa visão, uso de óculos e lupa)
Organize um trio que vá favorecer sua maior participação. Observe o trabalho do grupo e faça intervenções conforme perceber que ele necessita de mais conhecimento para interagir com a discussão.
Avaliação
Examine os cadernos, verificando as estratégias utilizadas e a forma de registro do cálculo de cada aluno. Para os que não escreveram nada, peça que explicitem verbalmente o caminho feito "de cabeça" e vá anotando conforme falam.
Modelo
EMPRESA: __________________________________
RECIBO DE PAGAMENTO DE SALÁRIO - REF: AGOSTO/2008
FUNCIONÁRIO: _____________________________
CARGO: ____________________________________
DESCRIÇÃO
|
VENCIMENTOS
|
DESCONTOS
|
SALÁRIO
|
458,00
|
---
|
ALIMENTAÇÃO
|
130,00
|
---
|
TRANSPORTE
|
---
|
27,00
|
INSS
|
---
|
50,00
|
TOTAL DE VENCIMENTOS
|
||
TOTAL DE DESCONTOS
|
||
LÍQUIDO A RECEBER
|
1. Vídeos sobre
Alfabetização
2. Reportagens e
entrevistas
3. Planos de aula
Consultoria:
Equipe pedagógica da área de Matemática em EJA do Colégio Imaculada Conceição, em Belo Horizonte.
Equipe pedagógica da área de Matemática em EJA do Colégio Imaculada Conceição, em Belo Horizonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário