quarta-feira, 16 de julho de 2014

1ª SEGMENTO - ANOS INICIAIS - TODAS AS DISCIPLINAS

PLANOS DE AULA
Disciplina: MATEMÁTICA

Matemática salarial
Anos: 4º e 5º
Disponível: 
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-salarial-428992.shtml
Objetivos 
- Refletir sobre as operações de adição e subtração e saber como relacioná-las. 
- Ler e preencher tabelas. 
- Esclarecer dúvidas sobre descontos e acréscimos ao salário. 

Conteúdos 
- Números e operações. 
- Campo aditivo. 

Anos 
4º e 5º. 

Tempo estimado 
Duas aulas. 

Material necessário 
Cópias do modelo de contracheque.
·         Tudo sobre Alfabetização
·         Especial Cálculo Mental

Desenvolvimento 
PREPARAÇÃO Redija um modelo de contracheque que seja próximo da realidade de seus alunos. O ideal é que ele contenha tanto acréscimos quanto deduções do salário bruto (veja uma sugestão abaixo). Deixe em branco o nome do empregado, o da empresa e o resumo dos rendimentos. 

1ª etapa 
Inicie a atividade debatendo a função do contracheque. Explique que se trata de um documento em que a empresa especifica o ordenado bruto do funcionário, as deduções (de Imposto de Renda, INSS) e os acréscimos (salário-família, horas extras, gratificações). Passeie pela nomenclatura: o que significa cada linha? A que mês o recibo se refere? Pergunte aos alunos que trabalham como é o contracheque deles - tomando o cuidado de não criar constrangimento, uma vez que muitos trabalham na informalidade. Aparecem outros itens além dos apresentados?

Flexibilização para deficiência visual (baixa visão, uso de óculos e lupa) 
Apresente ao aluno o documento em tamanho ampliado e/ou projete-o em data show.

2ª etapa 
Divida a turma em grupos de quatro alunos e peça que calculem o total de vencimentos. Observe as estratégias utilizadas para resolver o problema e selecione quais delas quer colocar em discussão. Pergunte quais são as vantagens e as desvantagens dos métodos utilizados. Repita o procedimento para obter a soma dos descontos e o valor líquido a receber. 

3ª etapa 
Proponha à classe o seguinte enunciado: "O trabalhador que recebeu este salário precisa pagar as seguintes despesas: alimentação: 160 reais; água: 29 reais; luz: 50 reais; aluguel: 170 reais; prestação de um rádio: 40 reais. Qual é o total de despesas a pagar? Quanto sobra do salário?" Dessa vez, deixe cada um trabalhar individualmente. Discuta novamente as estratégias de resolução.

Flexibilização para deficiência visual (baixa visão, uso de óculos e lupa) 
Organize um trio que vá favorecer sua maior participação. Observe o trabalho do grupo e faça intervenções conforme perceber que ele necessita de mais conhecimento para interagir com a discussão.

Avaliação 
Examine os cadernos, verificando as estratégias utilizadas e a forma de registro do cálculo de cada aluno. Para os que não escreveram nada, peça que explicitem verbalmente o caminho feito "de cabeça" e vá anotando conforme falam. 

Modelo 
EMPRESA: __________________________________ 
RECIBO DE PAGAMENTO DE SALÁRIO - REF: AGOSTO/2008 
FUNCIONÁRIO: _____________________________ 
CARGO: ____________________________________


DESCRIÇÃO
VENCIMENTOS
DESCONTOS
SALÁRIO
458,00
---
ALIMENTAÇÃO
130,00
---
TRANSPORTE
---
27,00
INSS
---
50,00
TOTAL DE VENCIMENTOS


TOTAL DE DESCONTOS


LÍQUIDO A RECEBER




1. Vídeos sobre Alfabetização
2. Reportagens e entrevistas
3. Planos de aula
Consultoria: Priscila Monteiro
Selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. .

Consultoria: 
Equipe pedagógica da área de Matemática em EJA do Colégio Imaculada Conceição, em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário