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A questão do tempo deve ser o assunto que mais preocupa alunos e
professores da Educação de Jovens e Adultos.
No nosso sistema educacional, a duração da EJA é exatamente a
metade da do ensino regular. Cada ano do sistema convencional corresponde a um
semestre na EJA.
Isso significa que todos os aprendizados que os estudantes do
ensino regular conquistam em um ano têm que ser alcançados por nossos alunos em
apenas seis meses. O Ensino Fundamental, que é percorrido normalmente em nove
anos, deveria ser concluído por nossos alunos em quatro anos e meio. Nesse
período, o aluno deveria alfabetizar-se, aprender procedimentos matemáticos
fundamentais, apropriar-se de uma variedade de conteúdos de História,
Geografia, Ciências…
Isso soa como uma contradição, pois muitos alunos da EJA precisam,
na realidade, de mais tempo que os do ensino regular para aprender tantos
conteúdos.
Tudo isso é agravado se imaginarmos que, na rotina da maioria dos
estudantes da EJA, não há tempo para fazer lição de casa ou qualquer atividade
fora da escola. E pior: a vida que eles levam, em muitos casos, os obriga a
faltar nas aulas, reduzindo ainda mais o tempo que temos com a turma.
O tempo é pouco. O que fazer?
Você também vive esse problema do tempo escasso na EJA? Como você
conseguiu minimizar esse problema? Compartilhe conosco as suas dicas!
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