quarta-feira, 16 de julho de 2014

INFORMÁTICA NA EJA: sugestão de atividade para iniciantes

Disponível:

 | Sem categoria
Na EJA, muitos estudantes ainda não dominam a tecnologia. | Foto: karelnoppe/ Shutterstock
Alguns professores relutam em utilizar a informática em suas aulas porque consideram que ela “mais atrapalha que ajuda”. Ainda hoje, muitos alunos têm dificuldades em utilizar o computador. E o aparelho, que deveria facilitar uma tarefa, acaba complicando-a.
No caso da EJA, é verdade que vários alunos não têm familiaridade com a tecnologia e que a maioria das turmas não tem tempo nem condições de fazer um estudo longo e sistematizado. No entanto, penso que é possível o professor realizar um trabalho significativo, mesmo que de curta duração. Vou descrever neste post uma atividade que costumo realizar com meus alunos do 7º ano dentro das aulas de Ciências.
Proponho que façam uma pesquisa na internet sobre doenças relacionadas à alimentação, tais como anemia, ascaridíase e diabetes, entre várias outras. Em trios, eles devem procurar as respostas para as seguintes perguntas:
- Qual a causa da doença?
- Quais os sintomas da doença?
- Qual o tratamento para a doença?
- Como é possível se prevenir da doença?
Os alunos têm apenas três aulas para fazer a pesquisa sobre uma das doenças e preparar uma pequena apresentação oral (clique aqui para ler um post anterior sobre o assunto).
Objetivos
Essa atividade pode parecer simples demais para quem está acostumado a usar a internet. No entanto, se pensarmos com atenção, para realizá-la um aluno precisa saber:
- Ligar o computador.
- Manipular o mouse e o teclado.
- Conseguir acessar um navegador de internet.
- Realizar uma pesquisa usando um mecanismo de buscas, como o Google.
- Avaliar os sites que aparecem como resultado da busca e escolher o que lhe parecer mais confiável ou completo.
- Acessar o site de interesse e encontrar as informações desejadas.
- Copiar, salvar ou imprimir as informações selecionadas.
Embora esses procedimentos pareçam óbvios e extremamente simples, eles não são triviais para quem está iniciando no mundo digital. É importante explicar como se vai de um site a outro na internet, a lógica de se usar uma palavra-chave para pesquisar e até mesmo diferenciar os elementos de uma página, como menu, conteúdo, propagandas e comentários.
Acompanhando os alunos nessa atividade, percebo que vários deles conseguem pequenos avanços, proporcionados principalmente por colegas que sabem mais. Aliás, o trabalho em grupo aqui é fundamental! É importante cuidar para que os alunos que têm pouca familiaridade não fiquem “encostados” e tenham a chance de operar o computador.
Sabemos que não é uma atividade isolada que vai resolver o problema, mas penso que se os estudantes perceberem que o computador pode ser uma ferramenta útil para, por exemplo, saber mais sobre uma doença, podem sentir-se motivados a aprender mais.
Percebo que ao longo dos anos cada vez mais alunos chegam à escola dominando esses procedimentos básicos. Com isso, as pesquisas ficam mais eficientes, e os alunos podem investir mais tempo explorando os conteúdos.

E você, realiza algum trabalho na EJA que envolve informática? Quais as dificuldades que enfrenta? E quais as vantagens? Compartilhe conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário