quinta-feira, 5 de março de 2015

Tempo de planejamento

Planejamento| Crédito: Shutterstock/ Montagem
O  início das aulas é o período em que os professores planejam o que vai acontecer ao longo do ano. É hora de avaliar o que aconteceu em experiências anteriores, preparando-se para repetir o que deu bons resultados e consertar o que não funcionou bem. O tempo para fazer isso é sempre curto e, muitas vezes, utilizamos mal. Dessa forma, listei a seguir alguns pontos que podem ajudar a pensar sobre o planejamento, visando aproveitar esse momento da melhor maneira possível:
Avalie o que já foi realizado
Caso você tenha a intenção de repetir com a turma nova um determinado trabalho feito anteriormente, é importante avaliar junto com a equipe da escola como ele transcorreu em anos anteriores e quais ajustes o tornariam melhor. Dessa forma, garanta um tempo do planejamento para a reflexão sobre o que aconteceu no passado, sinalizando claramente o que foi positivo e deve ser mantido e o que foi negativo e precisa ser repensado.
Antecipe o que pode acontecer
Sua experiência com turmas anteriores conta muito na hora de planejar. Ter uma noção de quanto tempo os alunos levam para fazer uma atividade, por exemplo, é algo valioso. Da mesma maneira, saber que propostas podem gerar conflitos e ter um repertório de possíveis soluções são antecipações que você pode e deve fazer para reduzir os problemas que vão aparecer pelo percurso. Imprevistos acontecem, mas é ótimo poder minimizá-los.
Inove
É o momento de pensar em novos projetos, temas que não foram abordados e colaborações entre disciplinas que ainda não tenham sido estabelecidas. Em minha opinião, esse é um dos melhores aspectos do planejamento, pois é a oportunidade de fazer coisas novas, o que sempre é muito motivador.
Replaneje em função da turma
Faça um planejamento antes de receber os alunos, mas não tenha receio de mudá-lo após conhecê-los de fato (leia aqui sobre como preparar um bom diagnóstico). Uma característica da Educação de Jovens e Adultos é a extrema heterogeneidade entre as turmas, portanto, o que deu certo no ano anterior pode não funcionar neste ano. Fique atento!
Já cheguei a deixar de lado uma sequência didática de várias aulas, que havia planejado com antecedência, porque senti que os estudantes não tinham interesse no assunto que ela abordava. Também já inseri atividades de aprofundamento em ocasiões em que a turma avançou mais rápido do que eu tinha previsto.
Não esqueça do tempo
A limitação número 1 da EJA precisa ser levada em conta. Novos projetos e inserções de atividades são muito bem-vindos se o objetivo é melhorar o curso, mas não podemos perder de vista que o tempo é limitado e que temos de nos ajustar a ele de forma realista. Há alguns anos, planejei um conjunto de atividades apenas contando o número de semanas, sem levar em conta os feriados. Resultado: percebi só em cima da hora que não teria o tempo que imaginava para finalizar o previsto e tive de cortar atividades que eu gostaria de ter mantido.
Se você vai estrear como educador da EJA , sugiro que leia aqui algumas dicas para quem nunca trabalhou nesse segmento. Pode ser que elas te auxiliem no planejamento.
E você, professor, tem alguma dica para ajudar a planejar seu curso na Educação de Jovens e Adultos? Compartilhe!

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