terça-feira, 29 de julho de 2014

FALAR ANTES DE ESCREVER

Propor rodas de conversa antes das atividades de escrita pode ajudar os alunos a adquirirem maior fluência ao escrever

Disponível: 
http://revistaescola.abril.com.br/blogs/eja/2014/07/23/falar-antes-de-escrever/
Um dos grandes desafios da EJA, especialmente com os alunos que se alfabetizam já adultos, é melhorar a expressão escrita.
Escrever é bastante diferente de falar. Aprendemos a falar, na imensa maioria dos casos, quando ainda somos muito crianças, quase “sem querer”. É claro que se trata de um processo complexo, cheio de influências biológicas, sociais e culturais. No entanto, é tão corriqueiro observarmos uma criança crescer e aprender a falar que encaramos a aquisição da fala como algo natural.
O escrever, contudo, não  se desenvolve da mesma forma. Na maior parte das vezes, a aquisição da escrita  acontece na escola e precisa da intermediação de um professor, que intencionalmente proporciona situações para que ela ocorra.
Podemos encarar o processo de aprender a escrever como uma transição da fala para a escrita; embora essa seja uma simplificação, pode ser útil em termos didáticos. Na escola, é preciso fazer essa transição juntamente com os alunos, repisando o caminho de como uma  fala pode ser escrita, explicitar que essa transição está sendo feita, para que os alunos se familiarizem e se desenvolvam no processo.



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