quinta-feira, 17 de julho de 2014

DICAS PARA REALIZAR ATIVIDADES DE ESTUDO DO MEIO NA EJA


 | sala de aula
Foto: Elaine Skowronski
Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. | Foto: Elaine Skowronski
Já ouvi de muitos professores que realizar atividades fora da escola com alunos da EJA “é muito complicado”. De fato, pode ser difícil encontrar locais que sejam adequados e conciliar os horários dos alunos trabalhadores. Às vezes, as saídas exigem gastos extras da escola e dos estudantes, o que é sempre um complicador. Contudo, penso que essas dificuldades não devem nos impedir de organizar esse tipo de atividade.
Realizar um estudo do meio é uma oportunidade muito rica para aprender coisas novas edesenvolver novos olhares. Visitar um local com o objetivo de estudar muda nosso ponto de vista. Às vezes, passamos a notar detalhes com os quais cruzamos cotidianamente, mas que antes nem percebíamos. Além disso, essas atividades favorecem a socialização e a integração da turma, inclusive dos alunos com os professores, aumentando também a motivação para o trabalho em sala.
Entretanto, é importante saber que realizar um estudo do meio não significa visitar um museu importante ou fazer uma viagem de vários quilômetros. Muitas vezes, uma caminhada no entorno da escola pode ser fonte de inúmeros aprendizados, desde que bem pensada e orientada.
Vou dar um exemplo. Conheci um trabalho em que os alunos que usavam o trem para se deslocar da escola para casa foram reunidos em um grupo de estudo. Ao retornar para suas casas, eles tinham a tarefa de observar que características das estações auxiliavam ou atrapalhavam o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção. Eles tiraram fotografias e fizeram anotações, que posteriormente foram apresentadas aos colegas na escola, gerando uma discussão bastante interessante sobre os meios de transporte na cidade. Uma viagem cotidiana transformou-se em material de estudo quando os alunos direcionaram seus olhares para uma questão específica; nesse caso, a acessibilidade.
Confira algumas dicas que podem ajudar o professor a planejar um estudo do meio bem sucedido com turmas de EJA:
Escolha com a turma uma data em que a maioria possa participar. Como grande parte dos alunos trabalha, muitas vezes até nos fins de semana, em geral é preciso avisar com antecedência para a turma se programar.
Defina um roteiro do que será observado. Sair sem um objetivo específico acaba sendo pouco produtivo e se torna apenas um passeio. Um roteiro direciona o olhar dos alunos, que passam a observar aspectos que não notariam.
Prepare os alunos antes da saída. É importante organizar a atividade em termos práticos, como, por exemplo, definindo o que é preciso levar (água, lanche, protetor solar, guarda-chuva, lápis e caderno, câmera fotográfica) e o cronograma do dia. Mas também é importante preparar os alunos para observar o que será o foco da saída. Converse sobre o que esperam encontrar, quais são os pontos a serem observados e qual a postura esperada deles.
Evite sobrecarregar os alunos com atividades durante a saída. Um estudo do meio pretende ser mais que um passeio, mas cuide para que seus alunos tenham a chance de simplesmente aproveitar o ambiente de fora da escola. Já estive em estudos do meio em que a quantidade de atividades deixava os alunos ocupados demais a ponto de não observarem por conta própria o ambiente onde estavam, eliminando a possibilidade de descobertas que os professores não previram.
É importante lembrar que existem muitos locais, como museus e centros culturais, que recebem turmas no período noturno (um exemplo em São Paulo é a Pinacoteca do Estado). Outra possibilidade é combinar um encontro diretamente no local a ser visitado, o que evita a necessidade de organizar transporte para toda a turma.
E você, organiza algum estudo do meio com seus alunos da EJA? Quais são os aspectos que você valoriza durante essas visitas? Sugira abaixo, nos comentários, locais interessantes de serem visitados por turmas de EJA na sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário